Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4878
Título: Ensino de botânica em escolas públicas estaduais em Chapadinha-MA e a construção de um site educativo
Título(s) alternativo(s): Teaching botany in state public schools in Chapadinha-MA and the construction of an educational website
Autor(es): SILVA, Raysse Emilly do Nascimento
Palavras-chave: aprendizagem;
didática;
educação;
ensino de biologia;
TICS.
learning;
didactics;
education;
teaching of biology;
TICS.
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O estudo da botânica proporciona uma série de conhecimentos para que se compreenda e tente superar desafios do cotidiano. Mesmo diante destas evidências, grande parte das escolas atuais ainda seguem o modo de ensino tradicional, tornando as aulas uniformes e os alunos desinteressados. É preciso ter em mente que é muito difícil despertar o interesse dos adolescentes, em razão disso as escolas vêm passando por modificações no sentido de possibilitar formas diferentes de ensino e aprendizagem. Dentre estas modificações, está o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS), colaborando em vários setores, até mesmo na educação. Sob essa perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi identificar as metodologias utilizadas no ensino e aprendizagem dos conteúdos de Botânica em escolas de rede pública estadual, no município de Chapadinha-MA e criar um site educativo. Trata-se de uma pesquisa com uma abordagem qualitativa e quantitativa, a qual utilizou questionário como instrumento de coleta de informações. Os dados analisados apontam que os procedimentos metodológicos utilizados e as dificuldades enfrentadas estão sendo aplicadas de forma fragmentada, passando por ações de distorções e limitações no âmbito escolar. Nesse contexto, pode-se concluir a partir do exposto das metodologias e concepções dos professores e alunos do Ensino Médio sobre o ensino da Botânica, que há uma necessidade de rediscussões acerca da forma como os conteúdos estão sendo trabalhados em sala de aula, além da implantação e melhoria de recursos didáticos alternativos. Tais alternativas utilizadas neste estudo como análise de dados, trabalhos para preparação de materiais didáticos e práticos, a criação de site para divulgação dos mesmos, podem ser consideradas excelentes saídas para aplicação no contexto escolar que não possuem tempo, recursos e ideias alternativas, podendo atuar como uma ferramenta didática na assimilação de informações sobre os aspectos dos conteúdos botânicos.
Descrição: ABSTRACT The study of botany provides a series of knowledge to understand and try to overcome daily challenges. Even in the face of this evidence, much of today's schools still follow the traditional teaching mode, making classes uniform and pupils disinterested. It is necessary to keep in mind that it is very difficult to arouse the interest of the adolescents, because of this the schools have undergone modifications to enable different forms of teaching and learning. Among these modifications is the use of Information and Communication Technologies (TICS), collaborating in various sectors, even in education. From this perspective, the objective of this research was to identify the methodologies used in the teaching and learning of botany contents in state public schools, in the municipality of Chapadinha-MA, and to create an educational site. It is a research with a qualitative and quantitative approach, which used a questionnaire as a tool for collecting information. The analyzed data indicate that the methodological procedures used and the difficulties faced are being applied in a fragmented way, passing through actions of distortions and limitations in the school context. In this context, it can be concluded from the exposed methodologies and conceptions of the teachers and students of the High School on the teaching of Botany, that there is a need for rediscussions about the way the contents are being worked in the classroom, besides the implementation and improvement of alternative didactic resources. Such alternatives used in this study as data analysis, work to prepare didactic and practical materials, the creation of a site for dissemination of them, can be considered excellent exits for application in the school context that do not have the time, resources and alternative ideas, being able to act as a didactic tool in the assimilation of information on aspects of botanical contents.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4878
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAYSSEEMILLYDONASCIMENTOSILVA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.