Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4889
Título: | Saberes tradicionais no Ensino de Ciências praticados em escolas de Ensino Fundamental da cidade de Codó – Maranhão |
Título(s) alternativo(s): | Traditional knowledge in teaching sciences practiced in fundamental schools in the city of Codó – Maranhão |
Autor(es): | PEREIRA, Mayara Galvão |
Palavras-chave: | saberes tradicionais; ensino de ciências; ensino fundamental. traditional knowledge; science teaching; elementary education. |
Data do documento: | 20-Out-2020 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO A educação científica deve proporcionar aos estudantes conhecimentos relacionados aos fenômenos naturais, à saúde, à tecnologia, à sociedade e ao meio ambiente, favorecendo a construção e a ampliação de novos saberes para atuarem de forma crítica e participativa na sociedade. Dessa forma, a escola enquanto espaço formativo dos sujeitos deve configurar sua prática relacionando a teoria e a prática, o ideal e o real, o científico e o cotidiano. Nesse sentido, a presente pesquisa trata sobre Saberes Tradicionais presentes nas aulas de ciências pela ótica das concepções de professores do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais da cidade de Codó/Maranhão. A metodologia abordada foi a qualitativa utilizando questionários como instrumento de coleta de dados. A organização e interpretação dos dados seguiram a perspectiva de análise de conteúdo, estruturada a partir de categorização de signos para formação de uma rede sistêmica. Verificou-se que a maioria dos professores tem ciência da presença de Saberes Tradicionais impregnados no imaginário e cotidiano escolar, porém, não costumam trabalhar com esses saberes em conexão ao conteúdo curricular das ciências naturais. Os professores mencionaram que identificam a presença de trabalhos na escola que aludem sobre saberes populares, implementados principalmente por meio de projetos, por vezes interdisciplinares e liderados por outras áreas, mas afirmam que pouco se envolveram por não enxergarem ponte de conexão com suas áreas de conhecimento. |
Descrição: | ABSTRACT Scientific education should provide students with knowledge related to natural phenomena, health, technology, society and the environment, favoring the construction and expansion of new knowledge to act in a critical and participatory way in society. In this way, the school as a formative space for the subjects must configure their practice, relating theory and practice, the ideal and the real, the scientific and the everyday. In this sense, this research deals with Traditional Knowledge present in science classes from the perspective of the conceptions of teachers of elementary education in municipal public schools in the city of Codó/Maranhão. The methodology used was qualitative, using questionnaires as a data collection instrument. The organization and interpretation of the data followed the perspective of content analysis, structured from the categorization of signs to form a systemic network. It was found that most teachers are aware of the presence of Traditional Knowledge impregnated in the imaginary and school routine, however, they do not usually work with this knowledge in connection with the curricular content of the natural sciences. The teachers mentioned that they identify the presence of works in the school that allude to popular knowledge, implemented mainly through projects, sometimes interdisciplinary and led by other areas, but affirm that they were little involved because they did not see a connection bridge with their areas of knowledge. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4889 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MAYARAGALVÃOPEREIRA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 814,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.