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http://hdl.handle.net/123456789/4904
Título: | A abordagem do tema Solo na Concepção de Futuros Professores de Ciências Naturais a luz do Discurso Do Sujeito Coletivo |
Título(s) alternativo(s): | The Approach to Soil in the Conceptions of Future Natural Science Teachers in the Light of the Discourse of the Collective Subject |
Autor(es): | GONÇALVES, Gabrielly Soares Dias |
Palavras-chave: | solo; concepções; formação de professores; discurso do sujeito coletivo. soil; conceptions; teacher training; discourse of the collective subject. |
Data do documento: | 4-Jan-2021 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO Todos os elementos na natureza representam uma forma de sustentação, e base para vida na Terra. O solo faz parte desses elementos e ao longo dos anos está avançando nos estudos voltados a sua importância, composição e conservação. Frente a essas pesquisas desse recurso, há também uma crescente preocupação com o Ensino de Solo, como professores ministram uma aula sobre o tema, o impacto disso na vida dos alunos, a relação cotidiana- sala de aula, entre outros. Nesse sentido, este trabalho pretende avaliou as concepções e abordagens do tema solo. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, tendo como sujeitos licenciados do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais, UFMA, campus Pinheiro. Ao todo contamos com a participação de seis sujeitos, cursando entre o 5° e 8° período. A partir da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo-DSC elencamos expressões- chaves, ideias centrais e categorias que nos permitiram construir 11 discursos coletivos a partir da transcrição da fala dos sujeitos. Foi possível identificar que as abordagens e concepções estão distribuídos em três eixos: Concepções gerais sobre o solo, onde encontramos discussões sobre a vida ou não do solo; seu conceito; os impactos que acometem o mesmo; bem como a sua conservação; a importância do solo como campo interdisciplinar na qual o solo é comparando a outros recursos, assim como sua visibilidade e múltiplas importâncias, além da falta de estudos e divulgação do tema mesmo sendo um objeto interdisciplinar. Por fim, a educação como ponto de partida, teve como palco o papel da educação, dos futuros professores e a influência disso na vida do aluno, bem como as possíveis estratégias e recursos para dar uma aula de solo. Ao longo dos DSC observamos ainda a compreensão equivocada sobre os termos Conservação e Preservação; foi possível identificar uma preocupação do sujeito com os impactos causados pelo capitalismo e qual papel da sociedade, tanto nos poderes legislativos, judiciários e outros destacados para promover a visibilidade do solo como recurso importante frente a outros patrimônios naturais, o sujeito coletivo compreende ainda a importância da abordagem da temática a partir da interdicisplinaridade e da alfabetização cientifica. Assim, compreendemos que o conteúdo sobre solo precisa ser abordado em várias esferas da sociedade, e sua devida importância deve ir desde os materiais didáticos, assim como nas discussões acadêmicas incluindo a formação de professores. No caso desta pesquisa mostrou-se um ambiente fértil que permitiu os sujeitos compreenderem o solo de forma holística, contornando as visões fragmentadas e errônias sobre a temática. Com uma visão interdisciplinar entre os componentes e sua totalidade é possível criar mecanismos que estimulem um envolvimento de professores, docentes e discentes, além de toda comunidade sobre o ensino de qualidade que possibilite mudanças solidas com atitudes efetivas relacionadas a consciência ambiental interconectada entre a ciência e a sociedade. |
Descrição: | ABSTRACT All elements in nature represent a form of support, and a basis for life on Earth. Soil is part of these elements and over the years it is advancing in studies focused on its importance, composition and conservation. Faced with these researches of this resource, there is also a growing concern with Solo Teaching, as teachers teach a class on the topic, the impact of this on students' lives, the daily relationship-classroom, among others. In this sense, this work intends to evaluate the conceptions and approaches of the solo theme. The research presents a qualitative approach, with subjects licensed from the Interdisciplinary Degree in Natural Sciences, UFMA, Pinheiro campus. Altogether we have the participation of six subjects, attending between the 5th and 8th periods. Based on the Discourse of the Collective Subject- DSC methodology, we list key expressions, central ideas and categories that allowed us to build 11 collective discourses based on the subjects' speech transcription. It was possible to identify that the approaches and conceptions are distributed in three axes: General conceptions about the soil, where we find discussions about the life or not of the soil; its concept; the impacts that affect it; as well as its conservation; the importance of the soil as an interdisciplinary field in which the soil is compared to other resources, as well as its visibility and multiple importance, in addition to the lack of studies and dissemination of the theme even though it is an interdisciplinary object. Finally, education as a starting point was the role of education, future teachers and the influence of this on the student's life, as well as the possible strategies and resources to teach a solo class. Throughout the CSDs, we also observed the mistaken understanding of the terms Conservation and Preservation; it was possible to identify a concern of the subject with the impacts caused by capitalism and what role of society, both in the legislative, judicial and other powers to promote the visibility of the soil as an important resource in relation to other natural heritage, the collective subject also understands the importance the approach of the theme based on interdisciplinary and scientific literacy. Thus, we understand that the content on soil needs to be addressed in various spheres of society, and its due importance must go from the didactic materials, as well as in academic discussions including teacher training. In the case of this research, it showed a fertile environment that allowed the subjects to understand the soil in a holistic way, bypassing fragmented and erroneous views on the theme. With an interdisciplinary vision between the components and their totality, it is possible to create mechanisms that encourage the involvement of teachers, teachers and students, as well as the entire community on quality education that enables solid changes with effective attitudes related to the interconnected environmental awareness between science and technology. the society. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4904 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Ciências Naturais/Biologia do Campus de Pinheiro |
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