Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4913
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dc.contributor.authorABRANTES, Iasmim Cristina Pereira-
dc.date.accessioned2022-05-10T15:35:34Z-
dc.date.available2022-05-10T15:35:34Z-
dc.date.issued2022-02-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4913-
dc.descriptionABSTRACT Autism Spectrum Disorder (ASD) is characterized by persistent deficits in social interaction and communication, repetitive behavior patterns, and restrictive interests. Playing, in turn, characterizes infancy and contributes significantly to child development. This study aimed to investigate games and plays in the teaching-learning process of students with ASD. It concerns state-of-the-art research grounded on consulting CAPES Periodicals databases, having as inclusion criteria: original papers, Portuguese language, published between 2017 and 2021, and that approached the games and plays supporting the teaching of students with autistic spectrum disorder theme. In the search process were found 111 scientific articles, being selected 05 articles of these according to the pre-established criteria. The findings showed contributions of games and plays in three categories: social interaction (there was an enlargement), communication (appearing of oral and gestural language), and behavior (longer permanence in activities). As for the found results, they pointed out that games and plays can contribute to the teaching-learning of students with ASD, as long as there's the presence of a mediator and an environment with objects, enabling a higher comprehension and development of socialization, interaction, and apprenticeship.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por déficits persistentes na interação e comunicação social, padrões de comportamentos repetitivos e interesses restritivos. Já o brincar caracteriza a infância e contribui significativamente para o desenvolvimento infantil. Este estudo teve como objetivo investigar os jogos e as brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem de estudantes com TEA. Trata-se de uma pesquisa do tipo estado da arte fundamentada na consulta da base de dados Periódicos da CAPES, que teve como critérios de inclusão: artigos originais, idioma português, publicados entre 2017 e 2021, e, abordarem o tema jogos e brincadeiras no apoio ao ensino de estudantes com TEA. No processo de busca foram encontrados 111 artigos científicos, destes foram selecionados 05 artigos de acordo com os critérios pré-estabelecidos. Os achados mostraram contribuições dos jogos e brincadeiras em três categorias: interação social (houve uma ampliação), comunicação (surgimento de linguagem oral e gestual) e, comportamento (permanência por mais tempo nas atividades). Os resultados encontrados apontam que os jogos e as brincadeiras podem contribuir para o ensino-aprendizagem de estudantes com TEA, desde que haja a presença de um mediador e um ambiente com objetos, possibilitando maior compreensão e o desenvolvimento da socialização, interação e aprendizagem.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista;pt_BR
dc.subjectEducação Inclusiva;pt_BR
dc.subjectjogos;pt_BR
dc.subjectbrincadeiras.pt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorder;pt_BR
dc.subjectInclusive Education;pt_BR
dc.subjectgames;pt_BR
dc.subjectplays.pt_BR
dc.titleJogos e brincadeiras no apoio ao ensino de estudantes com Transtorno do Espectro Autista – TEApt_BR
dc.title.alternativeGames and plays supporting the teaching of students with Autistic Spectrum Disorder - ASDpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

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