Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4914
Título: | Inclusão de estudantes com Deficiência Visual em aulas de dança na Educação Física escolar |
Título(s) alternativo(s): | Inclusion of Visually Impaired students in dance classes in school Physical Education |
Autor(es): | MATOS, Paulo Pettryck Sousa |
Palavras-chave: | inclusão; deficiência visual; dança; educação física escolar; Educação Especial. inclusion; visual impairment; dance; school physical education Special Education. |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO A presente pesquisa tem por objetivo central realizar uma revisão de literatura para levantar os aspectos teóricos que fundamentam a inclusão de estudantes com Deficiência Visual nas aulas de Educação Física com o conteúdo da dança. Para tanto, será utilizado o método de pesquisa bibliográfica, que é elaborada a partir de materiais de fontes secundárias já publicadas, objetivando colocar o pesquisador em contato com o que já foi produzido sobre o seu tema, ocasionando o problema central desta pesquisa. Para a pesquisa definiu-se como critério de inclusão pesquisas que abordem a Educação Física Inclusiva/Especial; pesquisas que abordem aulas de dança na Educação Física; e pesquisas que abordem a inclusão de estudantes com deficiência visual. A monografia será iniciada a partir do processo metodológico utilizado para buscar o referencial bibliográfico, onde estão incluídos material documental de monografias, artigos, teses, dissertações de mestrado e livros. As publicações não obtiveram intervalo de tempo utilizado para buscar materiais sobre a temática, além de serem utilizados os descritores: Educação Física Inclusiva, Inclusão de estudantes com Deficiência Visual, Aulas de Dança em Educação Física. A coleta de análise de dados será obtida por meio de enfoque qualitativo, onde a análise depende da capacidade e estilo do pesquisador. A interpretação do material documental pesquisado será realizada através de análise de conteúdo de Bardin (1977) que significa um conjunto de técnicas das análises e comunicações, seguindo fases de: organização da análise, codificação, categorização, tratamento e a interpretação. Os resultados obtidos nas análises de materiais documentais, deixam claro que o professor, independente da sua formação, deve buscar sempre evoluir sua didática e conhecimentos para estar preparado para o ato da inclusão, adequando o ensino as necessidades dos alunos, e que este é o principal responsável por quebrar paradigmas sobre estereotipagem de conteúdos como a Dança, ensinando que está objetiva a expressão corporal e não moldagem de corpos “certos” para dançar. Foi concluído no trabalho que apesar da existência da inclusão de estudantes com Deficiência Visual em aulas com conteúdo da Dança em Educação Física Escolar, ainda ocorrem muitas dificuldades para a sua real execução e efetivação, em geral ocasionado pelos professores que apresentam déficits na sua formação no que diz respeito a estar apto para trabalhar com o estudante com deficiência, além do despreparo para adaptar um conteúdo que não é do seu domínio. |
Descrição: | ABSTRACT The central objective of the present research is to conduct a literature review to raise the theoretical aspects that support the inclusion of students with visual impairment in physical education classes Physical Education classes with the dance content. To do so, the bibliographical research method will be used. bibliographical research method will be used, which is based on published secondary source materials the researcher in contact with what has already been produced on his theme, leading to the central problem of this research. the central problem of this research. For the research, the inclusion criterion was defined as research that deal with Inclusive/Special Physical Education; research that deals with dance classes in Physical Physical Education; and research that addresses the inclusion of students with visual impairment. A monograph will begin with the methodological process used to search for the bibliographical reference bibliographical reference, which includes documentary material from monographs, articles, theses, master's dissertations, and books. The publications did not have a time interval used to search for materials on the theme, and the following descriptors were used: Inclusive Physical Education, Inclusion of Students with Visual Impairment, Dance Classes in Physical Education. The collection of data analysis will be obtained through a qualitative approach, where the analysis depends on the researcher's and style of the researcher. The interpretation of the documental material researched will be carried out through Bardin's content analysis (1977) which means a set of techniques of analysis and communications, following phases of: organization of the analysis, coding, categorization, treatment and interpretation. The results obtained in the analysis of documentary materials make it clear that the The results obtained in the analysis of documentary materials make it clear that the teacher, regardless of his or her training, must always seek to evolve his or her didactics and knowledge to be prepared for the act of inclusion, adapting the teaching to the students' needs, and that the teacher is the main responsible for breaking the barriers to inclusion. that this is the main responsible for breaking paradigms about the stereotyping of contents such as the dance, teaching that it aims at body expression and not molding the "right" bodies to dance. right" bodies to dance. It was concluded in the work that despite the existence of the inclusion of students with Visual Impairment in classes with Dance content in School Physical Education, there are still many difficulties many difficulties for its real implementation and effectiveness, in general caused by teachers deficits in their training with regard to being able to work with the student with disabilities students with disabilities, besides the unpreparedness to adapt a content that is not in their domain. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4914 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PAULOPETTRYCKSOUSAMATOS.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 324,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.