Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4915
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRABELO, Thamara Santos-
dc.date.accessioned2022-05-10T15:50:19Z-
dc.date.available2022-05-10T15:50:19Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4915-
dc.descriptionAbstract Due to the world situation caused by the Covid-19 pandemic, several changes occurred to reduce and prevent the spread of the disease, amongst them: the social distancing. As a result of this change, presential teaching transformed into remote teaching. Hence, the objective of this study was to raise the production of knowledge from the published articles concerning the teaching of Physical Education in the context of the Covid-19 pandemic. Therefore, a literature review was conducted on the Scielo and Google Scholar portals to collect materials. It was found in 07 articles within the inclusion criteria established and we had as major results the change in the pedagogical process to the digital environment, the use of the application WhatsApp through the majority of the teachers, the social inequality due to the accessibility of the digital environment, the difficulty of some teachers in adapting to the technological context having as a positive outcome the disruption of shyness, the search of new pieces of knowledge, exchange of experiences and reinvention of classes. In this way, it was concluded that there is a need for teachers capacitation to these new tools in their formation, aiming an improvement in the pedagogical teaching process to follow the classes into the Covid-19 pandemic context and in any other circumstance, always providing a quality teaching.pt_BR
dc.description.abstractResumo Devido à situação mundial causada pela pandemia da Covid-19, várias mudanças ocorreram a fim de reduzir e prevenir o alastramento da doença, dentre elas: o distanciamento social. Em decorrência desta mudança, o ensino presencial transformou-se em ensino remoto. Então, o objetivo deste estudo foi levantar a produção do conhecimento a partir dos artigos publicados sobre o Ensino da Educação Física no contexto da Pandemia da Covid-19. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura nos portais Scielo e Google Acadêmico para a coleta de materiais. Constatou-se em 07 artigos, dentro dos critérios de inclusão estabelecidos, como principais resultados: a mudança no processo pedagógico para o meio digital; a utilização do aplicativo WhatsApp pela maioria dos professores; a desigualdade social em decorrência ao acesso do meio digital e a dificuldade de alguns professores na adaptação ao meio tecnológico. E como pontos positivos: o rompimento da timidez; busca de novos conhecimentos; troca de experiências e reinvenção das aulas. Dessa forma, concluiu-se que há uma necessidade de capacitação dos professores a essas novas ferramentas, visando uma melhora no processo pedagógico de ensino para dar seguimento às aulas no contexto da pandemia da Covid-19 e em qualquer outra circunstância, oferecendo sempre um ensino de qualidade.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEducação física;pt_BR
dc.subjectCovid-19;pt_BR
dc.subjectpandemia.pt_BR
dc.subjectPhysical education.pt_BR
dc.subjectCovid-19;pt_BR
dc.subjectpandemic.pt_BR
dc.titleEnsino da Educação Física no contexto da pandemia da Covid-19pt_BR
dc.title.alternativeTeaching Physical Education in the context of the Covid-19 pandemicpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THAMARASANTOSRABELO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso890,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.