Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4916
Título: A abordagem do tema virus no ensino de biologia: análise de uma coleção didática adotada nas escolas de Pinheiro-MA
Título(s) alternativo(s): The approach of the virus theme in biology teaching: analysis of a didactic collection adopted in schools in Pinheiro-MA
Autor(es): PINHEIRO, Klyssia de Cassia dos Santos
Palavras-chave: virologia;
ensino de Biologia;
livro didático;
PNLD.
virology;
Biology teaching;
textbook;
PNLD.
Data do documento: 3-Mai-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Os vírus são microrganismos normalmente associados a doenças altamente infecciosas e por isso negligenciados muitas vezes em relação a sua importância e funcionamento. Contudo, essa temática deve ser considerada de suma importância no ensino de Biologia, pois através deste pode proporcionar visões diversificadas e posicionamento mais crítico. Um dos materiais mais frutíferos e importantes nesse ensino é Livro didático. Muitas vezes o único instrumento do aluno dentro e fora da sala de aula. Dessa forma, essa pesquisa objetivou analisar a (s) abordagem (ns) da temática vírus presentes em uma coleção de livros didáticos do ensino médio adotadas em escolas públicas na cidade de Pinheiro-MA. A pesquisa de cunho qualitativo e do tipo documental, analisou toda a coleção Biologia Moderna do PNLD de 2018 (válido até 2022 devido a reforma do ensino médio). O estudo foi baseado na análise de conteúdo e trabalhamos as análises a partir de três pontos principais dos livros: conteúdos, representações gráficas e atividades relacionada a vírus. A partir de nossas análises identificamos os livros da coleção trabalhada estão de acordo com regras e exigências do PNLD - Programa Nacional do Livro e do Material Didático a que elas pertencem. Dentre os três livros da coleção, o que possui uma abordagem mais direta do tema Virologia é o livro L2, mas ainda assim foi possível observar um vago detalhamento em vários pontos, como reprodução, ciclos, doenças virais e uma desatualização parcial sobre Zika Vírus. Nos livros L1 e L3, possuem menos conteúdos esclarecedores sobre a temática vírus, que já se torna uma problemática, identificamos também déficit de representações gráficas e atividades dos poucos conteúdos que foram abordados. Diante de tudo as análises nos permitiram formar argumentações, identificando algumas falhas e leve desatualização. De forma geral os resultados demonstram que a coleção estudada tem potencial para discussões de virologia, pois o professor poderá perceber as limitações e insuficiências e estimular o debate, pesquisas e diálogos. Todavia, esperamos que para o PNLD 2021, questões acerca de distribuição do conteúdo, atualização de informações e discursos contextualizados e interdisciplinares, estejam presentes não apenas na coleção estudada, mas também nas outras coleções de Área de ciências da natureza.
Descrição: ABSTRACT Viruses are microorganisms normally associated with highly infectious diseases and are therefore often neglected in relation to their importance and functioning. However, this theme must be considered of paramount importance in the teaching of Biology, because through it it can provide diversified views and more critical positioning. One of the most fruitful and important materials in this teaching is Textbook. Often the student's only instrument inside and outside the classroom. Thus, this research aimed to analyze the approach (s) of the virus theme present in a collection of high school textbooks adopted in public schools in the city of Pinheiro-MA. The qualitative research and the documentary type, analyzed the entire collection of Modern Biology of the PNLD of 2018 (valid until 2022 due to the reform of high school). We are based on content analysis and work on the analysis from three main points of the books: content, graphic representations and activities related to viruses. From our analyzes we have identified the books in the worked collection are in accordance with PNLD - National Book and Didactic Material Program rules and requirements here they belong. Among the three books in the collection, the one that has the most direct approach to the theme Virology is the book L2, but it was still possible to observe a vague detail in several points, such as reproduction, cycles, viral diseases and a partial outdated about Zika Virus . In books L1 and L3, they have less clarifying content on the theme of viruses, which is already becoming a problem, we also identified a deficit in graphic representations and activities of the few contents that were addressed. In the face of everything, the analyzes allowed us to form arguments, identifying some flaws and slight outdation. In general, the results demonstrate that the studied collection has the potential for discussions of virology, since the teacher will be able to perceive the limitations and insufficiencies and stimulate debate, research and dialogues. However, we hope that for PNLD 2021, questions about content distribution, updating information and contextualized and interdisciplinary speeches, will be present not only in the studied collection, but also in the other collections in the area of natural sciences.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4916
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Ciências Naturais/Biologia do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KLYSSIADECASSIADOSSANTOSPINHEIRO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.