Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4918
Título: O uso de história em quadrinhos como recurso didático para sensibilização ambiental sobre resíduos plásticos numa escola municipal em Pedro do Rosário- MA
Título(s) alternativo(s): The use of comics as a didactic resource to raise environmental awareness about plastic waste in a municipal school in Pedro do Rosário-MA
Autor(es): LETÍCIA NETO, Laura
Palavras-chave: resíduos sólidos;
plástico;
educação ambiental;
História em quadrinhos.
solid waste;
plastic;
environmental education;
Comic.
Data do documento: 7-Fev-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O presente trabalho consiste em um estudo qualitativo descritivo sobre a utilização de histórias em quadrinhos enquanto recurso didático em educação ambiental com enfoque nos impactos do uso e descarte inadequado dos resíduos plásticos, para tanto, este estudo foi desenvolvido em escola localizada na foi realizado na zona rural de Pedro do Rosário- MA com alunos de 1o ao 5o ano, com faixa etária de 6 a 11 anos. Este trabalho foi desenvolvido basicamente em quatro etapas: Na primeira etapa, Foi feita uma pesquisa bibliográfica para obtenção de suporte teórico e cientifico; Na segunda etapa, foram elaborados dois questionários e a história em quadrinho; Na terceira etapa foi feita aplicação de questionário para diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos sobre o plástico; Na quarta etapa foram apresentados conceitos básicos sobre o plástico desde sua origem até seu destino final, ressaltando a presença de inúmeros produtos plásticos, bem como sua importância no cotidiano dos alunos e, principalmente, foram abordados aspectos importantes sobre os impactos provenientes do descarte dos resíduos plásticos em que, por meio de leitura compartilhada da história em quadrinhos, os alunos puderam participar efetivamente da discussão sobre os resíduos plásticos, e, por fim, foi aplicado um outro questionário, em que foi possível constatar que a história em quadrinhos além de tornar a discussão mais atrativa e lúdica, facilitou a compreensão por parte dos alunos sobre o plástico e suas contribuições para os impactos ambientais. E, na quinta etapa foi feita a análise dos dados coletados e discussão dos resultados obtidos. Com base na análise e discussão dos resultados, pode-se concluir que as histórias em quadrinhos constituem um recurso importante em sala de aula, facilitando o diálogo e tornando o processo de ensino e aprendizagem mais eficaz.
Descrição: Abstract The present work consists of a qualitative descriptive study on the use of comic books as a didactic resource in environmental education with a focus on the impacts of the use and inappropriate disposal of plastic waste. For this purpose, this study was carried out in a school located in the area rural of Pedro do Rosário- MA with students from 1st to 5th year, aged 6 to 11 years. This work was developed basically in four stages: In the first stage, a bibliographic research was done to obtain theoretical and scientific support; In the second stage, two questionnaires and the comic story were prepared; In the third stage, a questionnaire was applied to diagnose students' prior knowledge about plastic; In the fourth stage, basic concepts about plastic were presented from its origin to its final destination, highlighting the presence of numerous plastic products, as well as their importance in the students' daily lives, and, mainly, important aspects about the impacts arising from waste disposal were addressed. plastics in which, through a shared reading of the comic strip, students were able to participate effectively in the discussion about plastic waste, and, finally, another questionnaire was applied, in which it was possible to verify that the comic strip in addition to making the most attractive and playful discussion facilitated students' understanding of Plastic and its contributions to environmental impacts. And, in the fifth stage, the data collected was analyzed and the results obtained were discussed. Based on the analysis and discussion of the results, it can be concluded that Comics are an important resource in the classroom, facilitating dialogue and making the teaching and learning process more effective.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4918
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Ciências Naturais/Biologia do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAURALETÍCIANETO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso40,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.