Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4919
Título: Alfabetização científica na formação de professores de Ciências e Biologia no contexto do ensino remoto
Título(s) alternativo(s): Scientific Literacy in Science and Biology Teacher Education in the Context of Remote Education
Autor(es): MORAES, Liene Maria Lobato
Palavras-chave: pandemia;
atividades presenciais;
ferramentas digitais;
prática docente;
licenciatura.
pandemic;
face-to-face activities.
digital tools;
teaching practice;
graduation.
Data do documento: 14-Fev-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO A Alfabetização Científica pode ser definida como a obtenção de saberes e conceitos científicos, compreendendo como o conhecimento produzido pela Ciência e pela Tecnologia podem afetar a sociedade, onde o indivíduo faz uso destas informações e age criticamente sobre o mundo, tendo o poder de transformá-lo e contemplar a natureza que há nele. Houve a necessidade de questionar sobre a concepção dos discentes do 8° período e docentes do curso de licenciatura em Ciências Naturais/Biologia da UFMA, Campus Pinheiro, sobre a Alfabetização Científica no ensino remoto e como a Alfabetização Científica pode ser aplicada na prática docente nessa circunstância histórica para Educação. O trabalho tem por objetivo investigar o processo de Alfabetização Científica na formação do professor de Ciências Naturais-Biologia no contexto do ensino remoto. Essa pesquisa se comporta como estudo de caso, que tem por caráter ser descritiva e abordagem qualitativa. Os dados da pesquisa foram obtidos através de questionário on-line na plataforma Google Forms, no qual os sujeitos da pesquisa, foram 23 discentes e 11 docentes, e posteriormente houve a análise de relatório acadêmicos e de planejamentos dos professores que ministraram aulas no semestre em que as atividades presenciais foram suspensas. Os resultados apontaram que os docentes e os discentes mesmo perante esse cenário de ensino remoto buscaram maneiras de contornar essa situação por meios das ferramentas digitais como o Google Classroom (Sala de aula) e Google Drive onde puderam adotar novos métodos e tecnologias para promover experiências de Alfabetização Científica. Os sujeitos apresentaram entendimento quanto a relevância da Alfabetização Científica para o ensino-aprendizagem nesse contexto pandêmico em que o mundo se encontra.
Descrição: ABSTRACT The Scientific Literacy may be defined as the acquisition of scientific knowledge and scientific concepts, It is understanding how the knowledge produced by Science and Technology may affect society, on which the individual makes use of this information and acts critically in the world and empowered to transform it and see the nature that there is in it. So, there was a need to question the conception of students in the 8th period and teachers of the graduate course in Natural Sciences / Biology [1] at UFMA, Campus Pinheiro, about Scientific Literacy in remote teaching, and how Scientific Literacy can be applied in teaching practice in this historical circumstance for education. The objective of this work is to investigate the process of Scientific Literacy in the training of the Natural Sciences-Biology teacher in the context of remote teaching. This research behaves as a case study, which is descriptive and has a qualitative approach. The research data were obtained from an online questionnaire on the Google Forms platform, in which the research subjects were 23 students and 11 teachers, and later It had the analysis of academic reports and plans of the teachers who taught classes in the semester in that face-to-face activities have been suspended. The results showed that teachers and students, even in the face of this remote teaching scenario, sought ways to circumvent this situation through digital tools such as Google Classroom (Classroom) and Google Drive, where they were able to adopt new methods and technologies to promote learning experiences. Scientific Literacy. The subjects showed an understanding of the relevance of Scientific Literacy for teaching and learning in this pandemic context in which the world finds itself.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4919
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Ciências Naturais/Biologia do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIENEMARIALOBATOMORAES.pdfTrabalho de Conclusão de Curso442,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.