Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4922
Título: Uma análise do conteúdo de aves segundo a BNCC em livros didáticos de ciências em duas escolas do município de Pinheiro-MA
Título(s) alternativo(s): An analysis of the content of birds according to the BNCC in science textbooks in two schools in the municipality of Pinheiro-MA
Autor(es): SOUSA, Márcia Raiol
Palavras-chave: ensino de ciências;
classe das Aves;
livro didático.
science education;
bird class;
textbook.
Data do documento: 15-Fev-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O ensino de ciências vem passando por constantes transformações, a cada novo governo ocorre um surto reformista atingindo principalmente a educação básica. As atuais propostas curriculares trazidas após a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) servem de orientação para escolas públicas e privadas elaborem seus currículos. Deste modo, o presente artigo objetivou analisar na base, a proposta dos objetos de conhecimento que contemplam a o conteúdo de aves no Ensino Fundamental e relacionar as habilidades com seu o conteúdo apresentado em livros didáticos com edições a partir de 2020. A pesquisa foi realizada por meio de um levantamento bibliográfico através de artigos na base da Scielo, Capes Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD, de revistas, livros didáticos de Ciências e documentos oficias do governo. Tendo como modelo o conteúdo aves, com as respectivas categorias conseguimos analisar, obter um resultado que ira contribuir para reflexões mais apuradas e um olhar altivo quanto à escolha dos livros didáticos. Apesar dos significativos avanços, através dos meios normativos oficiais ainda vemos uma enorme necessidade de lutar por um ensino de qualidade. Portanto, apresentamos neste trabalho uma vasta reflexão através de analises para uma escolha satisfatória de um instrumento essencial na sala de aula, o livro didático.
Descrição: ABSTRACT Science teaching has been going through constant transformations. each new government there is a reform surge affecting mainly basic education. The current curriculum proposals brought after the approval of the Common National Curricular Base (BNCC) serve as guidance for public and private schools and private schools to develop their curricula. Thus, the present article aimed to analyze the base, the proposal of the objects of knowledge that contemplate the content of birds in Elementary Elementary School and relate the skills to its content presented in textbooks with editions as of 2020. editions as of 2020. The research was conducted by means of a bibliographic survey through of articles in Scielo, Capes, Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations - BDTD, magazines, textbooks of Science and magazines, science textbooks, and official government documents. Having as a model the content birds, with their respective categories we were able to analyze, obtain a result that will In this way, we were able to analyze and obtain a result that will contribute to more accurate reflections and a haughty look at the choice of textbooks. Despite significant advances, through the official normative means we still see a huge need to fight for a quality education. need to fight for a quality education. Therefore, we present in this paper a vast reflection through analysis for a satisfactory choice of an essential tool in the classroom, the textbook.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4922
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Ciências Naturais/Biologia do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MÁRCIARAIOLSOUSA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso161,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.