Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4925
Título: | Metodologias ativas e formação inicial: Perspectiva da prática pedagógica no curso de Ciências Naturais/Biologia da UFMA, Campus Pinheiro |
Título(s) alternativo(s): | Active Methodologies and Initial Training: Perspective of the pedagogical practice in the Natural Sciences/Biology course at UFMA, Campus Pinheiro |
Autor(es): | CORREA, Mayara dos Santos |
Palavras-chave: | ensino-aprendizagem; ferramenta pedagógica; autonomia. teaching-learning; pedagogical tool; autonomy. |
Data do documento: | 14-Fev-2022 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO As abordagens ontológicas referentes ao ensino de Ciências Naturais vem passando por reformulações e as mudanças na sociedade contemporânea em relação às ferramentas utilizadas no ensino geram questionamentos em relação ao processo de ensino-aprendizagem. Portanto, o presente trabalho realizou uma investigação no que concerne ao uso das metodologias ativas na formação de professores de Ciências Naturais/ Biologia, com ênfase nas metodologias utilizadas pelo professor formador. O objetivo foi realizar uma revisão bibliográfica sobre o uso das metodologias ativas e investigar quais delas são aplicadas no curso de Ciências Naturais/Biologia, da Universidade Federal do Maranhão, Campus Pinheiro. Para isso, foram analisados artigos e textos com período de publicação de 2015 a 2020 sobre metodologias ativas. Em paralelo, foram analisadas as respostas dos discentes ao questionário enviado no período de 06 de outubro a 04 de novembro de 2021, e docentes no período de 21 de outubro a 24 de novembro de 2021. A partir dos dados obtidos, realizou-se a análise e interpretação das informações, com o propósito de conseguir uma maior compreensão do tema abordado. Segundo os dados obtidos, 60% dos docentes já aplicaram ensino por investigação, 90% afirmaram ter utilizado da metodologia sala de aula invertida, 10% usaram a aprendizagem baseada em projetos, 70% aprendizagem baseada em problemas. Quanto aos discentes, 75% afirmaram que tiveram aula com a metodologia ensino por investigação e sala de aula invertida, 66% dos discentes declararam que vivenciaram uma aula pela metodologia ativa aprendizagem baseada em projetos. Os docentes e discentes consideraram as metodologias ativas importantes para serem aplicadas na graduação, pois auxiliam no desenvolvimento das práticas pedagógicas e na autonomia do aluno na construção do seu conhecimento. Conclui-se que muito vem sendo abordado sobre a aplicação das diferentes metodologias ativas e como elas podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem. Essas metodologias são vistas como ferramentas pedagógicas que proporcionam aos discentes uma formação mais ativa e atuante. |
Descrição: | ABSTRACT The ontological approaches referring to the teaching of Natural Sciences have been undergoing reformulations and the changes in contemporary society in relation to the tools used in teaching generate questions regarding the teaching-learning process. Therefore, the present work carried out an investigation regarding the use of active methodologies in the training of teachers of Natural Sciences/Biology, with emphasis on the methodologies used by the teacher trainer. The objective was to carry out a literature review on the use of active methodologies and to investigate which of them are applied in the Natural Sciences/Biology course, at the Federal University of Maranhão, Campus Pinheiro. For this, articles and texts with publication period from 2015 to 2020 on active methodologies were analyzed. In parallel, the responses of students to the questionnaire sent from October 6 to November 4, 2021, and teachers' responses from October 21 to November 24, 2021 were analyzed. analysis and interpretation of information, with the purpose of achieving a greater understanding of the topic addressed. According to the data obtained, 60% of the teachers had already applied teaching by investigation, 90% said they had used the flipped classroom methodology, 10% used project-based learning, 70% problem- based learning. As for the students, 75% stated that they had a class using the teaching-by- investigation methodology and the inverted classroom, 66% of the students declared that they had experienced a class using the active project-based learning methodology. Teachers and students considered active methodologies important to be applied at graduation, as they help in the development of pedagogical practices and student autonomy in the construction of their knowledge. It is concluded that much has been discussed about the application of different active methodologies and how they can contribute to the teaching-learning process. These methodologies are seen as pedagogical tools that provide students with a more active and active training. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4925 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Ciências Naturais/Biologia do Campus de Pinheiro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MAYARADOSSANTOSCORREA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 536,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.