Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4928
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dc.contributor.authorFREITAS, Rafaela Pinheiro Diniz-
dc.date.accessioned2022-05-11T15:52:38Z-
dc.date.available2022-05-11T15:52:38Z-
dc.date.issued2021-01-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4928-
dc.descriptionABSTRACT Science education has been undergoing constant transformations, with each new government there is a reformist outbreak affecting mainly basic education. The current curricular proposals brought after the approval of the National Common Curricular Base (BNCC) serve as guidance for public and private schools to prepare their curricula. The BNCC is a normative document, with mandatory adhesion throughout the Brazilian territory. Thus, this article aimed to analyze through a bibliographic survey through articles based on Scielo, Capes, the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations - BDTD, TCCs, periodicals, magazines, books and official government documents. proposes BNCC on knowledge objects that contemplate genetics in the final years of elementary school. When observing the summary and approach of some science textbooks approved by PNLD-2020, the main didactic resource available to the teacher, we realize that the language and concepts of the genetic terms used in elementary school follow the same characteristics as those observed for high school , that is, the presence of an inadequate language, with isolated concepts, poorly synthesized and without historical context. The introduction of genetics in elementary education can be considered positive when accompanied by a more interdisciplinary discussion using mathematics, chemistry and concatenated with the knowledge acquired in the previous year. These skills related to mathematics and chemistry need to be studied in previous years or in the same year, as this previous knowledge needs to be consolidated in order to develop the skills proposed for teaching genetics. Most of the difficulties associated with teaching genetics are not restricted to recent changes in curriculum formation guidelines, since these difficulties are old and recurring, but the vast majority of problems are concentrated in the way in which genetics has been taught and that the initial training of the teacher is closely related to the way in which he understands and later teaches genetics. Faced with many discussions on the topic, it is expected that in the future there will be an easing in such problems, perhaps the hope is in those who will be fully involved in the teaching process, that is, the teacher.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O ensino de ciências vem passando por constantes transformações, a cada novo governo ocorre um surto reformista atingindo principalmente a educação básica. As atuais propostas curriculares trazidas após a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) servem de orientação para que escolas públicas e privadas elaborarem seus currículos. A BNCC é um documento de caráter normativo, com adesão obrigatória em todo território brasileiro. Deste modo, o presente artigo objetivou analisar por meio de um levantamento bibliográfico através de artigos nas base da SCIELO, DA CAPES, da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD, TCCs, periódicos, revistas, livros e documentos oficias do governo o que propõe a BNCC nos objetos de conhecimento que contemplam a genética nos anos finais do Ensino Fundamental. Ao observamos o sumário e abordagem de alguns livros didáticos de ciências aprovados pelo PNLD-2020, o principal recurso didático disponível para o professor, percebemos que a linguagem e conceitos dos termos genéticos empregados no ensino fundamental seguem as mesmas características das observados para o ensino médio, ou seja, presença de uma linguagem inadequada, com conceitos isolados, mal sintetizados e sem contexto histórico. A introdução da genética no Ensino fundamental pode ser considerada positiva quando acompanhada de uma discussão mais interdisciplinar usando a matemática, química e concatenada com o conhecimento adquirido em ano anterior. Essas habilidades relacionadas à matemática e a química precisam ser estudadas em ano anteriores ou no mesmo ano, pois esses conhecimentos prévios precisam estar consolidados para que se possam desenvolver as habilidades propostas para o ensino da genética. Grande parte das dificuldades associadas ao ensino da genética, não se restringem apenas as mudanças recentes nas orientações de formação do currículo, visto que essas dificuldades são antigas e recorrentes, mas em grande maioria, os problemas se concentram na maneira em como a genética vem sendo ensinada e que a formação inicial do professor esteja intimamente relacionada à forma em como ele compreende e posteriormente ensina à genética. Diante de muitas discussões sobre o tema, espera-se que futuramente haja uma amenização em tais problemas, talvez a esperança esteja em quem estará inteiramente envolvido no processo de ensino, ou seja, o professor.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular;pt_BR
dc.subjectensino de ciências;pt_BR
dc.subjectensino de genética no ensino fundamental.pt_BR
dc.subjectCommon National Curricular Base;pt_BR
dc.subjectscience teaching;pt_BR
dc.subjectgenetics teaching in elementary school.pt_BR
dc.titleUma análise do conteúdo de genética no ensino fundamental conforme a BNCCpt_BR
dc.title.alternativeAn analysis of the genetics content in elementary school according to the BNCCpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Ciências Naturais/Biologia do Campus de Pinheiro

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