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Título: Relações de hospitalidade e hotelaria hospitalar em casas de apoio: olhares sob o acolher, hospedar, alimentar e entreter.
Título(s) alternativo(s): Hospitality and Hospitality Relations in Support Houses: perspectives on welcoming, hosting, feeding and entertaining.
Autor(es): ALVES, Cristianelia Costa
Palavras-chave: hospitalidade;
casas de apoio;
hotelaria hospitalar;
serviços;
hospitality;
support houses;
hospital hospitality;
services.
Data do documento: 27-Abr-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO A hospitalidade é uma ferramenta benéfica no que diz respeito à recuperação do paciente, considerando seus efeitos a partir de um ambiente acolhedor que favoreça uma estadia que se aproxime do seu ambiente familiar. O objetivo deste trabalho é analisar de que forma as relações de hospitalidade se manifestam sob a perspectiva do acolher, hospedar, alimentar e entreter, nas práticas dos serviços prestados pelas Casas de Apoio Instituto Antônio Brunno e Casa Sonho de Criança em São Luís. Para tal, foi desenvolvido um estudo de casos múltiplos de caráter exploratório descritivo, utilizando entrevistas semiestruturas com os gestores das Casas de Apoio selecionadas para esta pesquisa. Posteriormente, os dados coletados foram analisados por meio do método de análise de conteúdo, seguindo uma categorização previamente elaborada. Notou-se que os gestores possuem percepções semelhantes no que tange a hospitalidade. Contudo, eles associam o termo a práticas intangíveis, muitas vezes não relacionando a hospitalidade a ações efetivas. Outro ponto percebido refere-se ao fato de que nas visões dos entrevistados, ao que se refere às práticas dos serviços prestados em relação ao acolher, hospedar, alimentar e entreter vão ao encontro ao que é disposto por autores que sustentam este trabalho. Ainda, é verificado que os princípios da Hotelaria Hospitalar são empregados nas Casas de Apoio investigadas, no entanto, é inexistente a compreensão desse conceito por parte dos gestores.__ABSTRACT Hospitality is a beneficial tool to the patient's recovery, considering its effects from a welcoming environment that favors a stay that is close to his/hers family environment. The objective of this work is to analyze how hospitality relations are manifested from the perspective of welcoming, hosting, feeding and entertaining, in the practices of the services provided by the Support Houses Instituto Antônio Brunno and Casa Sonho de Criança in São Luís. An exploratory-descriptive multiple case study was developed, using semi-structured interviews with the managers of the support houses selected for this research. Subsequently, the collected data was analyzed using the content analysis method, following a previously elaborated categorization. It was noted that managers have similar perceptions regarding hospitality. However, they associate the term with intangible practices, often not linking hospitality to effective actions. Another perceived point refers to the fact that in the interviewees' views, regarding the practices of the services provided in relation to welcoming, hosting, feeding and entertaining, they are in line with what is provided by authors who support this work. Still, it is verified that the Hospital Hospitality principles are used in the Support Houses investigated, however, there is no understanding of this concept by the managers.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4942
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Hotelaria do Campus do Bacanga

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