Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4943
Título: O mercado do peixe de São Luís no contexto da hospitalidade
Título(s) alternativo(s): The São Luís fish market in the context of hospitality
Autor(es): SILVA, Daniely dos Santos da
Palavras-chave: hospitalidade.
mercado do peixe.
feira do portinho.
atendimento.
São Luís;
hospitality.
fish market;
portinho fair;
service;
São Luís
Data do documento: 27-Jan-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O Mercado do Peixe, localizado na região central da capital maranhense, São Luís, na avenida Senador Vitorino Freire, foi inaugurado em 1995. É um importante centro de distribuição de pescado no Maranhão. Ao lado do mercado, existe a Feira do Portinho, onde também tem a comercialização do pescado. A sua importância se refere à comercialização do pescado e também pelo espaço público localizado em uma área turística da cidade. O Mercado do Peixe está sendo discutido nesta monografia. O presente estudo objetiva analisar a influência da hospitalidade no Mercado do Peixe de São Luís. A metodologia foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo por meio de aplicação de questionário, entrevistas e observação participante. A hospitalidade é um aspecto muito importante que poderia ser mais utilizado nos mercados de São Luís. Pois, as feiras e os mercados funcionam de maneira inadequada. É possível perceber muitos problemas, principalmente no seu entorno. De acordo com os resultados, o Mercado do Peixe tem uma boa hospitalidade. No entanto, percebeu-se junto ao público frequentador, alguns fatores que impossibilitam a sua excelência em relação ao atendimento, tais como: ambiente, higiene, segurança e estrutura. O Mercado do Peixe possui potencial para ser um atrativo turístico e gastronômico, contudo é necessário organização, mais responsabilidade e compromisso com o bem receber.___ABSTRACT The Fish Market, located in the central region of the capital maranhense, São Luís, in avenue Senador Vitorino Freire, was inaugurated in 1995. This is an important center of distribution of the fish in Maranhão. Beside the market, exist the Portinho Fair, which also has the commercialization of the fish. Its importance refers to commercialization of the fish and also for public space located in a touristic area of the city. The Fish Market is being discussed in this monograph. The present study objective analyzes the influence of the hospitality in the Fish Market in São Luís. The methodology was realised through bibliographic pesquise and field research through application of questionnaire, interviews and participant observation. The hospitality is an aspect very much important that could be more utilized in the market of São Luís. For, the fairs and the market work in a inadequate manner. This is possible to understand many problems, principally on your surroundings. According with the results, the Fish Market has good hospitality. However, was perceived by the regular public, some factors that prevent his excellence regarding the service, such as: environment, hygiene, safety and structure. The Fish Market has the potential to be a tourist attraction and gastronomic, nevertheless there is necessary organization, more responsibility and commitment with the well-being.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4943
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Hotelaria do Campus do Bacanga
TCCs de Graduação em Hotelaria do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELYDOSSANTOS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.