Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/495
Título: LASER, SOMBRAS E INTERFERÊNCIA EM AULAS DE FÍSICA COM TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Autor(es): Costa, Erika Santos da
Palavras-chave: ensino de Física
divulgação científica
fenômenos ópticos
Ensino Médio
leitura
Data do documento: 2015
Resumo: Este trabalho constitui-se, em parte, das atividades que foram desenvolvidas durante minha atuação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) numa escola pública estadual no município de São Luís (Maranhão), no ano de 2013. A leitura de textos de divulgação científica foi utilizada em aulas de Física para contribuir com o processo de aprendizagem. Os três textos selecionados abordam tópicos de óptica destacando-se o funcionamento de laser, a formação de sombras e a produção de interferências. Durante o estudo, os alunos foram levados a relacionar conceitos de óptica em situações vivenciadas no cotidiano, com o propósito de facilitar o entendimento desses conceitos. O trabalho teve como objetivo mostrar a importância da leitura na formação de leitores críticos e reflexivos, que além de realizar leitura, eles compreendam o texto e sintam-se motivados a fazer perguntas e a procurar respostas para elas. Os resultados constataram que os estudantes obtiveram maior entendimento e interesse pelo estudo da Física, em sala de aula, a partir das atividades que desenvolvemos. Com base neste estudo, consideramos que a leitura de textos de divulgação científica pode ser estabelecida em aulas de Física como forma de estimular o processo da aprendizagem.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/495
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Física (Licenciatura) do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Erika Santos da Costa.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.