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dc.contributor.authorCHAVES, Harrisson de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-05-16T13:15:11Z-
dc.date.available2022-05-16T13:15:11Z-
dc.date.issued2022-02-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/4950-
dc.descriptionAbstract: The virtualization of spaces is increasingly present in people's daily lives, reflecting in new experiences with places. It is no different with tourism, as it is an activity that moves several sectors and that increasingly use technology for their operation. The promotion of tourist places nowadays involves digital marketing, especially with the use of social networks and applications that allow a greater interaction of tourists with the destination places. In recent years, the creation of applications that bring innovation to travel, such as gamification, has grown. The idea is to use game fundamentals on digital platforms. As a result, destinations are more engaged and the experience becomes more interesting and interactive for tourists. With the profusion of internet use, tourism planning actions must adapt to new realities and consumer behavior. In this perspective, the article aims to propose the creation of an application with the use of gamification for the municipality of São Bernardo, region of Baixo Parnaíba Maranhense. It is a region with elements of tourist interest, but which are still invisible to visitors. The research has a qualitative approach, with exploratory and explanatory objectives. As instruments of analysis, it used bibliographic research for the theoretical support and foundation for the creation of the practical proposal. As a result, we highlight the precariousness of São Bernardo's tourist infrastructure, the low internet access in the state and the proposal to operationalize the Matriz application to be used in São Bernardo and, later, in the entire surrounding region.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A virtualização dos espaços está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, refletindo em novas experiências com os lugares. Com o turismo não é diferente, pois, é uma atividade que movimenta diversos setores e que a cada dia mais utilizam a tecnologia para a sua operacionalização. A promoção dos lugares turísticos na atualidade envolve o marketing digital, especialmente, com o uso de redes sociais e aplicativos que permitem uma maior interação dos turistas com os lugares de destino. Nos últimos anos, tem crescido a criação de aplicativos que trazem inovação para as viagens, como a gamificação. A ideia é utilizar fundamentos dos jogos em plataformas digitais. Com isso, há um maior engajamento dos destinos e a experiência se torna mais interessante e interativa para os turistas. Com a profusão do uso da internet, as ações de planejamento do turismo devem se adequar às novas realidades e ao comportamento do consumidor. Nessa perspectiva, o artigo tem como objetivo propor a criação de um aplicativo com o uso de gamificação para o município de São Bernardo, região do Baixo Parnaíba Maranhense. Trata-se de uma região com elementos de interesse turístico, mas que ainda estão invisibilizados para os visitantes. A pesquisa é de abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e explicativos. Como instrumentos de análise, utilizou pesquisa bibliográfica para o aporte teórico e embasamento para a criação da proposta prática. Como resultados, destaca-se a precariedade da infraestrutura turística de São Bernardo, o baixo acesso à internet no estado e a proposta de operacionalização do aplicativo Matriz para ser utilizado em São Bernardo e, posteriormente, em toda a região de entorno.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectinternet;pt_BR
dc.subjectaplicativos;pt_BR
dc.subjectmarketing digital;pt_BR
dc.subjectSão Bernardo-MA.pt_BR
dc.subjectinternet;pt_BR
dc.subjectapplications;pt_BR
dc.subjectdigital marketing;pt_BR
dc.subjectSão Bernardo-MA.pt_BR
dc.titleA gamificação como estratégia de promoção do turismo no Baixo Parnaíba maranhensept_BR
dc.title.alternativeGamification as a strategy to promote tourism in Baixo Parnaíba maranhensept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Turismo do Campus de São Bernardo

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