Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4952
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | CARVALHO, Dionieles Lopes de | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-16T13:42:03Z | - |
dc.date.available | 2022-05-16T13:42:03Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/4952 | - |
dc.description | ABSTRACT The present work in focus intends to discuss about the Supervised Internship dynamics in basic education for music teaching in the municipality of Santa Quitéria do Maranhão. The research aimed to investigate the situation of teachers working in the Arts discipline and how they manage to apply content in the area of music education. I believe that the relevance of this work is to provide a reflection on the real situation of musical practice in public elementary and high schools through the Arts classes. The approach to this theme occurred through the confluence of two paths: bibliographical research and field research, carried out with teachers who work in the Arts disciplines in public elementary and high schools in the municipality of Santa Quitéria. For a better understanding and perception of the process involving the Supervised Internship of the Licentiate Course in Music Languages and Codes at the Federal University of Maranhão, we consider it important to bring the voices of graduates of the course, allowing a greater insight into the experience of musical practice. The theoretical reflection together with the field research revealed a devaluation of musical contents in the school space related to the formative profile of teachers who work in the Arts disciplines. Despite the challenges, music interns recognize the importance of contact with musical practice in the classroom. I conclude by stating that this research does not have a conclusive and definitive character, what I seek is the defense of music teaching in the face of school knowledge and the recognition of its importance for the full development of basic education students. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO O presente trabalho em foco pretende discutir sobre a dinâmica do Estágio Supervisionado na educação básica para o ensino de música no município de Santa Quitéria do Maranhão. A pesquisa teve o intuito de investigar a situação dos professores atuante na disciplina de Artes e como eles conseguem aplicar conteúdos da área de educação musical. Considero que a relevância deste trabalho está em propiciar a reflexão sobre a real situação da prática musical nas escolas da rede pública de ensino fundamental e médio por meio das aulas de Artes. A abordagem desta temática ocorreu pela confluência de dois caminhos: o da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo, esta realizada junto à professores que atuam nas disciplinas de Artes nas escolas públicas de ensino fundamental e médio do município de Santa Quitéria. Para melhor entendimento e percepção do processo que envolve o Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos Música da Universidade Federal do Maranhão, consideramos importante trazer as vozes de graduados do curso, permitindo uma percepção maior sobre a experiência da prática musical. A reflexão teórica junto à pesquisa de campo revelou uma desvalorização dos conteúdos musicais no espaço escolar relacionado com o perfil formativo dos professores que atuam nas disciplinas de Artes. Apesar dos desafios, os estagiários de música reconhecem a importância do contato com a prática musical em sala de aula. Finalizo afirmando que esta pesquisa não tem caráter conclusivo e definitivo, o que busco é a defesa do ensino de música diante dos saberes escolares e o reconhecimento de sua importância para o pleno desenvolvimento dos alunos da educação básica. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | estágio supervisionado; | pt_BR |
dc.subject | artes; | pt_BR |
dc.subject | prática musical. | pt_BR |
dc.subject | supervised internship; | pt_BR |
dc.subject | arts; | pt_BR |
dc.subject | musical practice. | pt_BR |
dc.title | Estágio supervisionado e a formação docente em artes: possibilidades e desafios do ensino de música em Santa Quitéria - MA | pt_BR |
dc.title.alternative | Supervised internship and teacher training in arts: possibilities and challenges of teaching music in Santa Quitéria - MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Música do Campus de São Bernardo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DIONIELESLOPESDECARVALHO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 807,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.