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Título: O habitus docente presente no ensino de violão e flauta doce: um olhar reflexivo sobre os saberes experienciais aplicados na extensão universitária no Curso de Música – São Bernardo - UFMA
Título(s) alternativo(s): The teaching habitus present in the teaching of guitar and recorder: a reflective look at the experiential knowledge applied in university extension in the Music Course - São Bernardo - UFMA
Autor(es): SANTOS, Leonardo Machado Ferreira
Palavras-chave: ensino não-formal;
projeto de extensão;
ensino coletivo de instrumento.
non-formal teaching;
extension project;
collective teaching of instruments.
Data do documento: 1-Mar-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Esta pesquisa visa apresentar e discutir aspectos importantes do habitus no ensino coletivo não- formal de música, realizada no projeto de extensão “Música para Todos” na cidade de São Bernardo-MA nos anos de 2017 a 2018. Com isso, pretende-se compreender os principais aspectos metodológicos vivenciados mediante o ensino coletivo de música sempre considerando o percurso descritivo apresentado, dando ênfase na constituição do habitus musical na perspectiva de Bourdieu (1983) no campo do aprender e ensinar, e nos aspectos não- formal do ensino de música, Del-Bem (2003), Green (2012) e Almeida (2014). Este trabalho, embasa-se no método (auto)biográfico, distinguindo-se por adotar uma metodologia com base na narração formativa respaldadas por Josso (2004), Gaston Pineau e Marie Michele (1983). às análises quali/quantitativas dos registros de campo e as observações in loco do projeto pesquisado. A partir dessas análises dos registros de campo, espera-se que as discussões aqui desenvolvidas levantem conhecimentos e saberes sobre as práticas realizadas no ensino não- formal de música do referido projeto de extensão.
Descrição: ABSTRACT This research aims to present and discuss important aspects of habitus in the non-formal collective teaching of music, carried out in the extension project "Music for All" in the city of São Bernardo-MA in the years 2017 to 2018. Thus, it is intended to understand the main methodological aspects experienced through the collective teaching of music always considering the descriptive path presented, emphasizing the constitution of the teaching musical habitus from the perspective of Bourdieu (1983), and on the non-formal aspects of music teaching, Del-Bem (2003), Green (2012) and Almeida (2014). This work, based on the autobiography of experiential knowledge, was only methodologically possible thanks to the quantitative quali analyses of the field records and the on-site observations of the researched project. From these analyses, it is expected that the discussions developed here raise knowledge and knowledge thanks to the practices performed in the non-formal teaching of music of said project.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4955
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Música do Campus de São Bernardo

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