Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4959
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | PEREIRA JUNIOR, Ubiratan dos Santos Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-16T14:13:23Z | - |
dc.date.available | 2022-05-16T14:13:23Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-24 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/4959 | - |
dc.description | ABSTRACT The present work has been "the teaching of literature maranhense in the basic education of public schools of Maranhão: analysis, provocations and reflection," which had been chosen thinking about the importance that Maranhão literature has in the scenario of national art. Thus, the general objective is to analyze the space that Maranhão literature has in the context of the basic education of some public schools in the State of Maranhão, these: e.c. Raimundo Poincaré de Sousa, belonging to the Municipal Municipal of St. Bernardo - MA; U. Djalma Cunha de Almeida, belonging to the Municipal Network of Araioses - MA; C.E. Alderwoman Neide Costa, a School of the State Network located in the Municipality of Sweet Water - MA; C.E. Dr. Henrique Couto, State School of St. Bernardo - MA. In this sense, the specific objectives are: to carry out a documentary analysis using the official documents that guide the curricular construction in schools, such as the common common curricular basis (BNCC, 2018), the curricular document of the Maranhense territory (DCTM, 2019) and the Curricular Guidelines of the State of Maranhão (DCEM, 2014), verifying their orientations for the literature; researching theorists approaching literary literacy; analyze the teaching practice through the field research performed. In order to do so, the study of some official documents were initially considered as a basis for the formulation of the local curricula of the institutions. Through the study of such sources, it was recognized the space that regional literature, such as Maranhão, occupies in some of the main guidance bases for the educational scope of these schools. Therefore, a study related to literary literary was carried out, which granted the necessary theoretical burden to carry out the teaching practice as regards the teaching of literature. Finally, a field survey was held with Portuguese-speaking teachers of Elementary School - final and middle years of schools mentioned, through an open questionnaire, which allowed us to analyze the teaching work concerning the literature. Depending on the pandemic period experienced, field research was performed through digital media. Through this study, it was possible to realize that Maranhão literature faces a series of obstacles to its full effectiveness in the context of the classroom, such as its devaluation in local curricula. To substantiate the discussions, theoretics were used as Barthes (1977), BulgraM (2010), Candido (2011), Corrêa (2014), Cosson (2006), Silva (2014), among other theoretical sources that assist us long work. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO O presente trabalho tem por título “O ensino de Literatura Maranhense na Educação Básica de escolas públicas do Maranhão: análise, provocações e reflexão”, o qual fora escolhido pensando na importância que a Literatura Maranhense possui no cenário da arte nacional. Assim, o objetivo geral é analisar o espaço que a Literatura Maranhense possui no contexto da Educação Básica de algumas escolas públicas do estado do Maranhão, sendo estas: E.C. Raimundo Poincaré de Sousa, pertencente à rede municipal de São Bernardo – MA; U. I. Djalma Cunha de Almeida, pertencente à rede municipal de Araioses – MA; C.E. Vereadora Neide Costa, escola da rede estadual localizada no município de Água-Doce – MA; C.E. Dr. Henrique Couto, escola estadual da cidade de São Bernardo – MA. Nesse sentido, os objetivos específicos são: realizar uma análise documental utilizando por base os documentos oficiais que norteiam a construção curricular nas escolas, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), o Documento Curricular do Território Maranhense (DCTM, 2019) e as Diretrizes Curriculares do Estado do Maranhão (DCEM, 2014), verificando suas orientações referentes à literatura; pesquisar teóricos que abordam sobre o letramento literário; analisar a prática docente através da pesquisa de campo realizada. Para tanto, promoveu-se, inicialmente, o estudo de alguns documentos oficiais tidos como base para formulação dos currículos locais das instituições. Por meio do estudo de tais fontes, permitiu-se reconhecer o espaço que uma literatura regional, como a maranhense, ocupa em algumas das principais bases de orientação para o âmbito educacional dessas escolas. Por conseguinte, realizou-se um estudo referente ao letramento literário, o qual nos outorgou a carga teórica necessária para realizar a análise da prática docente no que diz respeito ao ensino de literatura. Por fim, fora realizada uma pesquisa de campo com professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental – anos finais e Médio das escolas citadas, através de um questionário aberto, o qual nos permitiu analisar o trabalho docente concernente à literatura. Em função do período de pandemia vivenciado, a pesquisa de campo fora realizada através das mídias digitais. Através desse estudo, fora possível perceber que a Literatura Maranhense enfrenta uma série de obstáculos para sua plena efetivação no contexto da sala de aula, como por exemplo, a desvalorização nos currículos locais. Para fundamentar as discussões, utilizou-se teóricos como Barthes (1977), Bulgraem (2010), Candido (2011), Corrêa (2014), Cosson (2006), Silva (2014), entre demais fontes teóricas que nos auxiliaram ao longo do trabalho. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Literatura Maranhense; | pt_BR |
dc.subject | documentos oficiais; | pt_BR |
dc.subject | prática docente. | pt_BR |
dc.subject | Literature from Maranhão; | pt_BR |
dc.subject | official documents; | pt_BR |
dc.subject | teaching practice. | pt_BR |
dc.title | O ensino de Literatura Maranhense na Educação Básica de escolas públicas do Maranhão: análise, provocações e reflexão | pt_BR |
dc.title.alternative | the teaching of literature maranhense in the basic education of public schools of Maranhão: analysis, provocations and reflection | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
UBIRATANDOSSANTOSGOMESPEREIRAJUNIOR.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.