Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/4991
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SOUZA, Selma Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-16T15:35:51Z | - |
dc.date.available | 2022-05-16T15:35:51Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-18 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/4991 | - |
dc.description | ABSTRACT The present course conclusion work (TCC) entitled "Inclusion of the disabled person in literary narratives: the sensitive construction of an awareness of inclusion through reading" intends to discuss the educational social inclusion of the disabled person from the work of the teacher with literary narratives in the classroom, through the bias of inclusion and awareness of differences in the classroom. In order to do so, we used as corpus the literary narratives Bucólica, by Monteiro Lobato, Apólogo Brasileiro sem Véu de Alegoria, by Alcântara Machado and Ouvindo com Vitória, by Sharlene Serra, which feature the disabled person as characters and integrate the literary collections of the stages of Education. Basic. With this study, we seek to investigate and answer whether the narratives worked in the classroom can be an opportunity to raise awareness about the inclusion of people with disabilities in the classroom? In order to achieve the objective of this work, bibliographic research was carried out in scientific studies and the analyzes are supported by the reflective contributions of authors such as: Menezes; Rabelo, (2018), Silveira et al. (2012), Richartz (2018), Silva (2006), Sassaki (1997), (2019), among others that highlight the most pertinent reflections regarding inclusion in a literary perspective. Based on literary and scientific readings, we found that literary narratives collaborate to build the image of the disabled, whether positive or negative, building a sensitivity in the subject through reading in the classroom. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) intitulado “Inclusão da pessoa com deficiência nas narrativas literárias: a construção sensível de uma consciência de inclusão pela leitura” tem por intenção discutir a inclusão social educacional da pessoa com deficiência a partir do trabalho do professor com as narrativas literárias em sala, pelo viés de inclusão e de sensibilização sobre diferenças na sala de aula. Para tanto utilizamos como corpus as narrativas literárias Bucólica, de Monteiro Lobato, Apólogo Brasileiro sem Véu de Alegoria, de Alcântara Machado e Ouvindo com Vitória, de Sharlene Serra, que trazem como personagens a pessoa com deficiência e integram os acervos literários das etapas da Educação Básica. Com este estudo buscamos investigar e responder se as narrativas trabalhadas em sala podem ser uma oportunidade de sensibilização a respeito da inclusão das pessoas com deficiência em sala de aula? A fim de atingir o objetivo desse trabalho fez-se pesquisa bibliográfica em estudos científicos e as análises apoiam-se nas contribuições reflexivas de autores como: Menezes; Rabelo, (2018), Silveira et al. (2012), Richartz (2018), Silva (2006), Sassaki (1997), (2019), entre outros que destacam as reflexões mais pertinentes no que tange à inclusão numa perspectiva literária. Com base nas leituras literárias e científicas constatamos que as narrativas literárias colaboram para a construção da imagem do deficiente, seja ela positiva ou negativa, construindo no sujeito uma sensibilidade por meio da leitura em sala de aula. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | narrativas literárias; | pt_BR |
dc.subject | deficiência; | pt_BR |
dc.subject | inclusão; | pt_BR |
dc.subject | sala de aula; | pt_BR |
dc.subject | sensibilização. | pt_BR |
dc.subject | literary narratives; | pt_BR |
dc.subject | deficiency; | pt_BR |
dc.subject | inclusion; | pt_BR |
dc.subject | classroom; | pt_BR |
dc.subject | awareness. | pt_BR |
dc.title | Inclusão da pessoa com deficiência nas narrativas literárias: a construção sensível de uma consciência de inclusão pela leitura | pt_BR |
dc.title.alternative | Inclusion of the disabled person in literary narratives: the sensitive construction of an awareness of inclusion through reading | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SELMATEIXEIRASOUZA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 706,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.