Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4994
Título: Uma investigação sobre o discurso citado e a constituição da filiação teórica em revistas científicas da área de letras
Título(s) alternativo(s): An investigation into the discourse cited and the constitution of theoretical affiliation in scientific journals in the field of literature
Autor(es): COSTA, Hefraim da Silva
Palavras-chave: discurso de outrem;
escrita acadêmica;
filiação teórica.
other’s speech;
academic writing;
theoretical affiliation.
Data do documento: 8-Fev-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Este trabalho volta-se para a observação da escrita acadêmica, para a compreensão do jogo que o pesquisador realiza com a voz alheia no sentido de fundamentar o próprio dizer e, assim, marcar sua ligação a uma família teórica. Partimos da ideia de que o sentidode filiação teórica não é exato, nem transparente, mas carregado de opacidade, que podeser percebida quando levantamos as vozes citadas e analisamos que lugar e função elas ocupam na escrita de artigos científicos. Isso significa dizer que não vamos observar o discurso citado por ele mesmo, mas com a intenção de entender o que ele diz sobre a filiação. Para este estudo, tomamos como perguntas: em artigos que tratam do ensino de língua portuguesa quais os nomes mais citados? Que função desempenham? Para esta discussão tomamos como ponto de partida os estudos de Volochinov (2017) que trata o dialogismo como fundamento da linguagem; os de Bakhtin (2011) sobre o enunciado que acontece em meio a já ditos e como tal revela uma genealogia do dizer; além dos de França (2018) sobre a problematização do sentido de filiação e os tipos de arranjos familiares. Como objeto de análise, delimitamos artigos científicos que tratam sobre o ensino de língua portuguesa, publicados em periódicos da área de Letras, do Maranhão. Esta investigação é desenvolvida no Programa de Iniciação Científica (PIBIC), no projeto denominado Filiação teórica e produção científica: análise dos periódicos maranhenses.
Descrição: ABSTRACT: This work focuses on the observation of academic writing, for the understanding of the game that the researcher plays with the voice of others in order to substantiate his own saying and, thus, mark his connection to a theoretical family. We start from the idea that the meaning of theoretical affiliation is neither accurate nor transparent, but charged with opacity, which can be perceived when we raise the voices mentioned and analyze what place and function they occupy in the writing of scientific papers. This means that we are not going to observe the quoted speech by itself, but with the intention of understanding what it says about affiliation. For this study we take as questions: in papers that deal with the teaching of Portuguese language, which are the most quoted names? What role do they play? For this discussion, we take as a starting point the studies of Volochinov (2017) that treats dialogism as the foundation of language; those of Bakhtin (2011) on the statement that takes place in the midst of what has already been said and as such reveals a genealogy of saying; in addition to those of França (2018) on the problematization of the affiliation meaning and the types of family arrangements. As an analysis object, we have delimited scientific papers that deal with Portuguese language teaching, published in journals in the area of Linguistics, in Maranhão. This investigation is carried out in the Scientific Initiation Program (PIBIC), in a project called Theoretical affiliation and scientific production: analysis of Maranhão’s journals.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4994
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HEFRAIMDASILVACOSTA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso924,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.