Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4996
Título: Um estudo sobre a relação dialógica entre o pesquisador e seus interlocutores em artigos científicos
Título(s) alternativo(s): A study on the dialogical relationship between the researcher and his interlocutors in scientific articles
Autor(es): CARVALHO, Catarina Maria Pereira
Palavras-chave: escrita acadêmica;
pesquisador;
interlocutor;
filiação teórica.
academic writing;
researcher;
interlocutor;
theoretical affiliation.
Data do documento: 22-Mar-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO A escrita acadêmica nos remete a uma série de reflexões, dentre elas a relação entre o pesquisador e o outro a quem o texto se endereça, o interlocutor, que mesmo de fora do texto tem sua presença marcada no interior de artigos que circulam em periódicos científicos. Levamos em conta que essa observação ajuda a ampliar o sentido do que se costuma nomear como filiação teórica, assim como, a explorar a opacidade que envolve a escrita acadêmica. Desse modo, o referido trabalho tem como objetivo analisar o diálogo entre o pesquisador e seus pressupostos interlocutores, a partir de operações linguísticos-discursivas observáveis em artigos que circulam em periódicos científicos. Os procedimentos metodológicos envolvem o levantamento de artigos das revistas maranhenses da área de Letras, observação e mapeamento de operações linguístico-discursivas que deixam o interlocutor à mostra, que indiciam o diálogo do pesquisador e o outro a quem o enunciado é endereçado. Como aporte teórico, buscamos apoio na concepção bakhtiniana (1997, 2006, 2016) de que todo enunciado, mesmo aquele que se apresenta pelo texto escrito, é produzido como uma reação-resposta que reflete condições e objetivos dos lugares sociais em que e para os quais cada um é construído, na ideia de que a palavra é um ato bilateral, que envolve aquele de quem ela procede e aquele para quem ela é dirigida. Consideramos os estudos de Authier-Revuz (2004) sobre o lugar do outro em um discurso, de França (2018) sobre a voz do enunciador na constituição da filiação teórica na escrita acadêmica. Esta investigação é fruto de um plano de trabalho do Programa de Bolsas de Iniciação à Pesquisa (PIBIC) vinculado ao projeto de pesquisa Filiação Teórica e Produção Científica: análise dos periódicos maranhenses, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), desenvolvido no Grupo de Estudos Escrita e Produção de Saberes(GEEPS).
Descrição: ABSTRACT Academic writing leads us to a series of reflections, among them the relationship between the researcher and the other to whom the text is addressed, the interlocutor, who, even from outside the text, has a marked presence within articles that circulate in scientific journals. We take into account that this observation helps to broaden the meaning of what is usually called theoretical affiliation as well as to explore the opacity that involves academic writing. Thus, this work aims to analyze the dialogue between the researcher and his interlocutors assumptions, from linguistic-discursive operations observable in articles that circulate in scientific journals. The methodological procedures involve the survey of articles from the magazines from Maranhão in the area of Letters, observation and mapping of linguistic-discursive operations that leave the interlocutor exposed, which indicate the dialogue between the researcher and the other to whom the utterance is addressed. As a theoretical contribution, we seek support in the Bakhtinian conception that every utterance, even the one that is presented by the written text, is produced as a reaction- response that reflects conditions and objectives of the social places in which and for which each one is constructed, in the idea that the word is a bilateral act, which involves the one from whom it comes and the one to whom it is addressed. We consider the studies by Authier-Revuz (2004) on the place of the other in a discourse, by França (2018) on the voice of the enunciator in the constitution of theoretical affiliation in academic writing. This investigation is the result of a work plan of the Research Initiation Scholarship Program (PIBIC) linked to the research project Theoretical Affiliation and Scientific Production: analysis of Maranhão periodicals, supported by the Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil. Maranhão (FAPEMA), and developed in the Writing and Knowledge Production Study Group (GEEPS).
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4996
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

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