Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/4998
Título: Reflexões sobre o programa viaja mais melhor idade na vida do idoso brasileiro
Título(s) alternativo(s): Reflections on the program travels the best age in the life of the Brazilian elderly
Autor(es): GUSMÃO, Sandra Maria Almeida
Palavras-chave: idosos;
melhor;
idade;
programa;
elderly;
best age;
program
Data do documento: 18-Dez-2020
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O turismo da terceira idade é sustentado pelo segmento populacional na faixa etária entre 60 e 70 anos. O objetivo desse estudo foi refletir sobre o programa viaja mais melhor idade na vida do idoso brasileiro. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e teórico-documental. A pesquisa documental se deu por meio da cartilha do programa e dados do Ministério do Turismo. O programa viaja mais melhor idade foi instituído em 2007, para proporcionar a idosos, aposentados e pensionistas a oportunidade de viajar pelo Brasil, ao mesmo tempo em que fortalece o turismo interno. Na primeira edição, foram vendidos 599 mil pacotes turísticos, totalizando 531, 15 milhões em vendas. Na segunda edição, que acabou em 2016, ofereceu mais de 500 ofertas para 95 destinos brasileiros. Verificou-se que, 76% dos idosos usam hotel ou pousada, 46% viajam de avião e 35% viajam de ônibus, 46% preferem viajar na baixa temporada e 35% não têm preferência. Os dados de consumo apresentados na cartilha do programa viaja mais melhor idade apresenta que 72% têm entre 60 e 70 anos; 75% são mulheres; 62% viajam com familiares; 95% viajam anualmente e 23% contam com agências para organizar a viagem e 8% viajam por clubes/associações. Quanto aos dados de incentivos para viajar o programa apresenta 52% descontos em passagens; 48% na hospedagem; 47% pacotes mais bem organizados e 15% serviços personalizados. O destino mais procurado no Maranhão foi os lençóis Maranhenses. Com a prerrogativa de que o programa atendeu ao objetivo proposto seu termino se deu em face das empresas e prestadores de serviços já disporem de canais de distribuição, ofertas de produtos e serviços turísticos diferenciados, além dos benefícios aos turistas brasileiros com mais de 60 anos. Entretanto, por meio da reflexão dos dados contidos neste estudo, verifica-se o quão é importante o programa viaja mais melhor idade para essa clientela, por oportunizar acesso de forma mais prática e ágil a entretenimento, diversão e experiências novas, haja vista ser uma clientela que dispõe de tempo, recursos e necessidade de movimento.___ABSTRACT Third age tourism is supported by the population segment in the age group between 60 and 70 years. The objective of this study was to reflect on the program travels more better age in the life of the Brazilian elderly. It is a bibliographical and theoretical-documentary research. The documentary research took place through the program's booklet and data from the Ministry of Tourism. The program travels more better age was instituted in 2007, to provide the elderly, retirees and pensioners with the opportunity to travel around Brazil, while strengthening domestic tourism. In the first edition, 599 thousand tourist packages were sold, totaling 531, 15 million in sales. In the second edition, which ended in 2016, it offered more than 500 offers to 95 Brazilian destinations. It was found that 76% of the elderly use a hotel or inn, 46% travel by plane and 35% travel by bus, 46% prefer to travel in low season and 35% have no preference. The consumption data presented in the program's book travels more better shows that 72% are between 60 and 70 years old; 75% are women; 62% travel with family members; 95% travel annually and 23% have agencies to organize the trip and 8% travel through clubs / associations. Regarding data on incentives to travel, the program has 52% discount on tickets; 48% in accommodation; 47% better organized packages and 15% personalized services. The most sought after destination in Maranhão was the Maranhenses sheets. With the prerogative that the program met the proposed objective, its termination took place in the face of companies and service providers that already have distribution channels, offerings of differentiated tourism products and services, in addition to the benefits for Brazilian tourists over 60 years of age. However, by reflecting on the data contained in this study, it is verified how important the program is to travel at a better age for this clientele, as it provides more practical and agile access to entertainment, fun and new experiences, since it is a clientele who have the time, resources and need for movement.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4998
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Hotelaria do Campus do Bacanga
TCCs de Graduação em Hotelaria do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SandraAlmeida.pdfTrabalho de Conclusão de Curso848,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.