Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5002
Título: Kit de ensino para o estudo dos movimentos: uma proposta metodológica com o auxílio do software tracker
Título(s) alternativo(s): Teaching kit for the study of movements: a methodological proposal with the aid of tracker software
Autor(es): CARVALHO, Maria Wellyda Aguiar
Palavras-chave: proposta metodológica;
ensino de física;
ciência fenomenológica;
software tracker.
methodological proposal;
physics teaching;
phenomenological science;
software tracker.
Data do documento: 23-Set-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O ensino de física é caracterizado por bastante tempo como uma prática de caráter padronizado, isto é, com metodologias que se repetem aula após aula dificultando o desenvolvimento científico do educando, embora seja uma ciência fenomenológica, na maioria das vezes esta disciplina é ensinada de forma mecânica e com recursos alternativos limitados, havendo como consequência aulas de física cansativas e enfadonhas. Nesta perspectiva esta pesquisa tem como objetivo geral apresentar uma proposta metodológica, capaz de juntar a teoria com a prática no estudo dos movimentos de corpos com o auxílio do software Tracker, a partir de materiais específicos produzidos em determinados assuntos da cinemática; como a criação de uma sequência didática de experimentos que simulem o Movimento Retilíneo Uniforme, Movimento de Queda Livre e Movimento Parabólico, produzidos a partir de materiais de baixo custo e alternativos para análises posteriores no software, além de um material de apoio para o manuseio deste. Logo, esta proposta possui o intuito de aprimorar o processo de aprendizagem visto que este software é de caráter livre, com rápido acesso e executado em qualquer sistema operacional, sua maior funcionalidade é realizar análises de experimentos em tempo real, através de vídeos produzidos de forma simples e curta. A metodologia empregada nesta pesquisa tem como seguimento questionários com questões fechadas (antes e depois do contato com o software), confecção de experimentos e gravação dos fenômenos físicos estudados. Com base nos resultados desta pesquisa, infere-se que mesmo diante de todas as dificuldades e limitações impostas pelo atual cenário pandêmico que estamos vivenciando, ainda sim pode-se obter resultados satisfatórios e positivos, com mais de 90% de participação dos alunos durante todas as abordagens deste estudo. Portanto, esta metodologia propõe aulas mais dinâmicas e ativas, fazendo que o aluno desenvolva de forma significativa suas competências e habilidades, além de torná-lo mais autônomo no processo de aprendizagem, levando em consideração que a física deve ser trabalhada de forma mais inovadora e instigante.
Descrição: ABSTRACT The teaching of physics has been characterized for a long time as a standardized practice, that is, with methodologies that are repeated class after class, making it difficult for the student to develop scientifically, although it is a phenomenological science, most of the time this discipline is taught in a mechanics and with limited alternative resources, resulting in tiring and boring physics classes. In this perspective, this research has as general objective to present a methodological proposal, able to join theory with practice in the study of body movements with the help of the Tracker software, from specific materials produced in certain kinematics subjects; such as the creation of a didactic sequence of experiments that simulate the Uniform Rectilinear Movement, Free Fall Movement and Parabolic Movement, produced from low-cost and alternative materials for further analysis in the software, as well as support material for handling this. Therefore, this proposal is intended to improve the learning process since this software is free, with quick access, and runs on any operating the system, its greatest functionality is to perform analysis of experiments in real-time, through videos produced in a way simple and short. The methodology used in this research is followed by questionnaires with closed questions (before and after contact with the software), preparation of experiments and recording of the physical phenomena studied. Based on the results of this research, it is inferred that despite all the difficulties and limitations imposed by the current pandemic scenario we are experiencing, satisfactory and positive results can still be obtained, with more than 90% student participation during all the approaches of this study. Therefore, the methodology proposes more dynamic and active classes, making the student significantly develop their skills and abilities, in addition to making them more autonomous in the learning process, taking into account that physics must be worked in a more innovative and thought- provoking.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5002
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIAWELLYDAAGUIARCARVALHO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.