Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5004
Título: | Arte/educação e processos criativos - a arte como instrumento pedagógico e terapêutico de expressão: conexões com a arte de Vincent Van Gogh |
Título(s) alternativo(s): | Art/education and creative processes - art as a pedagogical and therapeutic instrument of expression: connections with the art of Vincent Van Gogh |
Autor(es): | ROBSON, Mariana do Espírito Santo |
Palavras-chave: | artes; arte-educação; arteterapia; Van Gogh; educação; oficinas criativas; processos criativos. arts; art-education; art therapy; Van Gogh; education; creative workshops; creative processes. |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO A presente pesquisa tem como objetivo abordar as questões que envolvem o ensino de artes e a utilização das práticas artísticas como ferramenta pedagógica e terapêutica no âmbito escolar, de modo a incorporar diversas áreas do conhecimento como artes, psicologia e estética, sendo dessa maneira, uma pesquisa interdisciplinar. Também tem como função atuar na melhoria da saúde mental e emocional dos educandos que sofrem de transtornos como a ansiedade e depressão, abusos, traumas e processos conflitantes em geral. Para investigar a relação entre saúde mental e emocional com os processos criativos e o fazer artístico foram utilizados alguns exemplos da História da Arte, com enfoque na vida e obra de Vincent Van Gogh, artista fio condutor deste trabalho. Dessa forma, a metodologia utilizada para embasar esta pesquisa foi a Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa, contemplando todas as etapas de fruição da arte, possibilitando assim, expandir seus potenciais criativos e expressivos, levando o educando a conhecer mais de si mesmo e do mundo ao seu redor, afetando de maneira significativa os campos motores, cognitivos, afetivos e sensíveis, auxiliando-os no enfrentamento de problemas e situações conflitantes, tornando o ensino mais proveitoso e significativo, atingindo positivamente também sua vida social e autoestima. |
Descrição: | ABSTRACT The main goal of this research is to approach the issues related to the usage of artistic practices on arts teaching as pedagogical and therapeutic instruments at school through the interdisciplinarity between arts, psychology, and aesthetic. Furthermore, these practices have the role of improving mental and emotional health of students that suffer with disorders, such as anxiety, depression, trauma, and other conflicting processes. To conduct this research, the life and work of the artist Vincent Van Gogh were used as examples of the history of arts to investigate the relationship between mental and emotional health with creative processes and artistic expressions. Therefore, the methodology chosen for this research is based on the triangular approach created by Ana Mae Barbosa, including all steps of arts fruition, and thus, expanding creative and expressive potentials to make students know more about themselves and the world around, which meaningfully affects aspects like motricity, cognition, affection, and sensitivity, aiding them when facing problems and conflicting situations, turning the process of teaching more profitable, meaningful, and positively affecting their social life and self-esteem. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5004 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Artes Visuais do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIANADOESPÍRITOSANTOROBSON.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 3,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.