Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5009
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | PASSOS, Valéria Marinho dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-17T13:49:36Z | - |
dc.date.available | 2022-05-17T13:49:36Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-24 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/5009 | - |
dc.description | ABSTRACT This research approaches the Paleochristian Art present in the Roman catacombs and in the baptistery of the house-church of Dura-Europos, Syria, as a means of artistic expression that communicates the worldview of the early Christians who produced it. This Art corresponds to the first artistic manifestation, in the field of visual arts of which we have news, associated with the Christians of the first centuries. Historically, its origins and development are inserted in the Greco-Roman world, during the domination of the Roman Empire, when the Christian Church was being persecuted, and countless Christians became martyrs. Thus, this research, through a bibliographic and iconographic study, analyzes the relationship between Art, Worldview and Early Christianity, in which it presents Paleochristian Art as part of the Christian witness in this context, where through visual records - paintings and frescoes - these communities imprinted their commitments and faith in Christ and his promises. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO Esta pesquisa aborda a Arte Paleocristã presente nas catacumbas romanas e no batistério da casa-igreja de Dura-Europos, na Síria, como um meio de expressão artística que comunica a cosmovisão dos primeiros cristãos que a produziram. Essa Arte corresponde a primeira manifestação artística, no campo das artes visuais das quais temos notícias, associada aos cristãos dos primeiros séculos. Historicamente, suas origens e desenvolvimento está inserida no mundo greco-romano, durante o domínio do Império Romano, quando a Igreja cristã estava sendo perseguida, e inúmeros cristãos se tornaram mártires. Assim, esta pesquisa, por meio de um estudo bibliográfico e iconográfico, analisa a relação entre Arte, Cosmovisão e cristianismo Primitivo, no qual apresenta a Arte Paleocristã como parte do testemunho cristão diante desse contexto, onde por meio de registros visuais – pinturas e afrescos – essas comunidades imprimiram seus compromissos e fé no Cristo e em suas promessas. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | arte Paleocristã; | pt_BR |
dc.subject | cristianismo primitivo; | pt_BR |
dc.subject | história da Igreja; | pt_BR |
dc.subject | cosmovisão. | pt_BR |
dc.subject | paleochristian art; | pt_BR |
dc.subject | early christianity; | pt_BR |
dc.subject | church history; | pt_BR |
dc.subject | worldview. | pt_BR |
dc.title | Arte e sua importância como expressão de uma cosmovisão: uma abordagem da arte Paleocristã | pt_BR |
dc.title.alternative | Art and its importance as an expression of a worldview: an approach to Paleo-Christian art | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Artes Visuais do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VALÉRIAMARINHODOSPASSOS.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.