Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5012
Título: Levantamento de necessidade de treinamento de funcionários: um estudo de caso no “Restaurante Sushi da Hora em São Luís – MA”.
Título(s) alternativo(s): Survey of the need for training of employees: a case study in the “Restaurante Sushi da Hora in São Luís – MA”.
Autor(es): SILVA JUNIOR, Jorge Luis Silva e
Palavras-chave: treinamento;
gestão;
funcionários;
training;
need;
people;
qualit
Data do documento: 18-Dez-2020
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Com o advento da globalização e das abruptas mudanças no cenário global, percebemos claramente o aumento da competitividade entre as empresas. O principal caminho para o diferencial são as pessoas. Dessa maneira, acaba despertando uma certa atração em investimento das empresas no desenvolvimento de recursos humanos e treinamentos. O objetivo geral desse trabalho é analisar a demanda de treinamento para os funcionários do restaurante Sushi da Hora. Para isso, foi feito um levantamento bibliográfico dos conceitos e teorias acerca de treinamento, foram destacadas e apontadas as devidas etapas para a realização do levantamento das necessidades de treinamentos (LNT). O estudo é uma pesquisa qualitativa, realizada através de estudo de caso, e também por meio de entrevistas aplicadas aos sócios proprietários e aos 10 funcionários do restaurante de culinária japonesa, localizado em São Luís/MA. Os resultados alcançados através da análise das entrevistas apontam que os funcionários do Sushi Agora passaram por alguns treinamentos internos, todavia a empresa não disponibiliza de treinamentos ou cursos de aperfeiçoamento, realizados por uma empresa especialista. Em resultado ao estudo, os proprietários do restaurante conseguiram identificar as necessidades de treinamento dos funcionários, sobretudo, compreender a importância dos treinamentos sazonais para alcançar um padrão de qualidade positivo e, consequentemente, para a satisfação dos consumidores.___ABSTRACT With the advent of globalization and the abrupt changes in the global scenario, we clearly perceive the increase in competitiveness among companies. The main path to the differential is people. In this way, it ends up arousing a certain attraction in in vestment by companies in the development of human resources and training. The general objective of this work is to analyze the demand for training for the employees of the Sushi Agora restaurant. For this, a bibliographic survey of the concepts and theories about training was made, the appropriate steps were highlighted and pointed out to carry out the training needs survey (LNT). The study is a qualitative research, carried out through a case study, and also through interviews applied to the owner partners and the 12 employees of the Japanese cuisine restaurant, located in São Luís / MA. The results achieved through the analysis of the interviews show that Su shi Agora employees underwent some internal training, however the company does not offer training or improvement courses, carried out by a specialist company. As a result of the study, the restaurant owners were able to identify the training needs of employees, above all, to understand the importance of seasonal training to achieve a positive quality standard and, consequently, for consumer satisfaction.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5012
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Hotelaria do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JorgeLuís.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.