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Título: Qualificação profissional, gestão de pessoas e motivação: um estudo de caso sobre o treinamento e o desenvolvimento de colaboradores no Brisamar Hotel & SPA
Título(s) alternativo(s): Professional qualification, people management and motivation: a case study on employee training and development at Brisamar Hotel & SPA
Autor(es): FURTADO, Jackson de Jesus Carvalho
Palavras-chave: qualificação profissional;
gestão de pessoas;
motivação e satisfação;
setor hoteleiro;
professional qualification;
people management;
motivation and satisfaction;
hotel sector.
Data do documento: 18-Dez-2020
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O presente estudo centra-se na abordagem da relação entre qualificação profissional e gestão de pessoas no setor hoteleiro, de modo a observar como o treinamento e o desenvolvimento de colaboradores da área são fatores que trazem vantagens não só às empresas, mas também aos profissionais, que se sentem motivados para realizar suas funções e satisfeitos do ponto de vista pessoal. Destaca-se que o ponto de partida para esta proposta foi um Estágio Curricular realizado no Brisamar Hotel & SPA, localizado na cidade de São Luís, no qual se pôde vivenciar o cotidiano de um empreendimento hoteleiro, em suas formas de administração, organização, funcionamento e, sobretudo, quanto às relações humanas, ou seja, o elo entre gestores e colaboradores. Nesse sentido, a inicial observação transformou-se em um estudo cujo objetivo é compreender a relação entre a gestão de pessoas e a formação da equipe de colaboradores através de práticas de treinamento e desenvolvimento como forma de incremento das vantagens competitivas no setor hoteleiro, bem como meio para que os profissionais sintam-se mais motivados para desempenhar seu papel dentro de uma instituição. Para tanto, realiza-se um percurso que alia a teoria à prática, isto é, faz-se um levantamento teórico sobre as concepções e a história da Hotelaria e do Turismo, bem como apresentam-se conceitos-chave sobre gestão de pessoas e qualificação profissional em uma perspectiva dialógica. Em seguida, vê-se como essa relação dialógica ocorre no Brisamar Hotel & SPA, a partir da apresentação de dados colhidos nessa instituição. Como marco metodológico, foram utilizadas as concepções da pesquisa bibliográfica, as técnicas da pesquisa exploratória e da pesquisa-ação, com aplicação de um questionário semiestruturado, via plataforma Google forms, configurando-se, portanto, esse estudo como quali-quantitativo, sendo um estudo de caso da empresa Brisamar. Como resultados, destacam-se a visão unânime sobre a importância da qualificação profissional frente às novas demandas da contemporaneidade quanto aos serviços na área de hotelaria; a relação direta entre uma ativa gestão de pessoas para que haja uma gestão de qualidade. Além disso, ações de treinamento e de qualificação, no local de trabalho, contribuem para a motivação e satisfação profissional e pessoal dos colaboradores.__ABSTRACT This study focuses on addressing the relationship between professional qualification and people management in the hotel sector, in order to observe how the training and development of employees in the area are factors that bring advantages not only to companies, but also to the professionals, who feel motivated to perform their duties and are personally satisfied. It is noteworthy that the starting point for this proposal was a Curricular Internship held at the Brisamar & SPA hotel, located in the city of São Luís, in which it was possible to experience the daily life of a hotel enterprise, in its forms of administration, organization, operation and, above all, regarding human relations, that is the link between managers and employees. In this sense, the initial observation turned into a study whose objective is to understand the relationship between people management and the formation of the team of employees through training and development practices as a way to increase the competitive advantages in the hotel sector, as well as means for professionals to feel more motivated to perform their role within an institution. For this, a path that combines theory with practice is taken, in this way, a theoretical survey is made on the concepts and history of Hospitality and Tourism, as well as presenting key-concepts on people management and professional qualification in a dialogical perspective. Then, we see how this dialogical relationship occurs at the Brisamar & SPA hotel, based on the presentation of data collected at this institution. As a methodological outline, the concepts of bibliographic research, the techniques of exploratory research and action research were used, with the application of a semi-structured questionnaire, via the Google forms platform, configuring, therefore, this study as qualitative-quantitative, as well as being a case analysis of the Brisamar company. As a result, we highlight the unanimous view on the importance of professional qualification in the face of the new demands of contemporaneity, specifically regarding the services in the hospitality area; the direct relationship between an active management of people so that there is quality management. Besides that, training and qualification actions in the workplace contribute to the motivation and professional and personal satisfaction of employees.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5014
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Hotelaria do Campus do Bacanga

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