Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5016
Título: A hospitalidade em estabelecimentos de alimentos e bebidas para o público LGBTQ+
Título(s) alternativo(s): Hospitality in food and beverage establishments for the LGBTQ+ public
Autor(es): ANDRADE, Guilherme de Oliveira Ramos e
Palavras-chave: hospitalidade comercial;
alimentos e bebidas;
LGBTQ+;
A&B;
commercial hospitality;
food and beverage;
LGBTQ+ ;
F&B
Data do documento: 10-Dez-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO A hospitalidade, de forma simples, pode ser considerada uma relação baseada na troca: ora comercial, ora como dádiva. Hospitalidade como dádiva é um processo de dar-receber-retribuir. Como é a hospitalidade para a comunidade LGBTQ+? Essa comunidade é recebida de forma hospitaleira nos estabelecimentos de A&B da cidade? Quais aspectos fazem esta experiência ser positiva ou negativa? O objetivo dessa pesquisa foi identificar as percepções e expectativas sobre hospitalidade pelo público LGBTQ+ frequentador de estabelecimentos de Alimentos e Bebidas. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e uso de questionário como instrumento base. Foi feita análise estatística descritiva com apresentação de frequências. Os resultados da amostra demostram que a maior parte da população se caracteriza como cis-gênero, menor frequência de indícios de não binários, média de idade de 27 anos. Observou-se ainda que uma parte significativa dos participantes preferiu não frequentar estabelecimentos A&B com outros familiares que não sejam companheiro. Concluiu-se que mesmo com muitos casos de hostilidade em estabelecimentos de A&B noticiados em grandes veículos de informação, os resultados mostram que o mercado de A&B da cidade mostrou-se está dentro da maior parte das expectativas da comunidade LGBTQ+. Mesmo a comunidade não tendo todas as suas expectativas atingidas os relatos de relações hostis, que seriam, aqui, o oposto de relações hospitaleiras, são escassos.__ABSTRACT Hospitality is considered a relationship based on exchange: sometimes commercial, sometimes as a gift. Hospitality as a gift is a give-and-give process. What is hospitality like for the LGBTQ + community? Is this community warmly received at the city's Food and Beverage establishments? What aspects make this experience positive or negative? This research aims to identify the perceptions and expectations about hospitality by the LGBTQ + public attending food and beverage establishments. The research is characterized as exploratory and descriptive, with a qualitative approach and the use of questionnaires as a base instrument. A descriptive statistical analysis was performed with frequency presentation. The results of the sample show that the majority of the population is characterized as cis gender, lower frequency of non-binary evidence, average age of 27 years. It was also observed that a significant part of the participants chose not to attend Food and Beverage establishments with non-partner relatives. It was concluded that even with many cases of hostility in Food and Beverage establishments, reported in large information vehicles, the results show that the city's F&B market has proved to be within most expectations of the LGBTQ + community. Even though the community has not all their expectations met the reports of hostile relations, which would be here the opposite of hospitable relations, are scarce.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5016
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Hotelaria do Campus do Bacanga
TCCs de Graduação em Hotelaria do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GUILHERMEANDRADE.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.