Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5017
Título: Competências gerenciais na hotelaria: comparativo entre os profissionais em formação e as expectativas do mercado hoteleiro da cidade de São Luís-MA.
Título(s) alternativo(s): Management skills in the hotel industry: comparison between professionals in training and the expectations of the hotel market in the city of São Luís-MA.
Autor(es): NEVES, Gabrielle Pereira das
Palavras-chave: competências gerenciais;
curso de hotelaria;
mercado hoteleiro;
formação profissional em hotelaria;
managerial competencies;
hotel course;
hotel market;
professional training in hospitality
Data do documento: 30-Abr-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO As competências gerenciais são elementos primordiais levados para o mercado pelos estudantes de hotelaria. O objetivo desta pesquisa é verificar se as competências gerenciais desenvolvidas pelos discentes do Curso de Hotelaria da UFMA correspondem ao que espera o mercado hoteleiro da cidade de São Luís-MA. Nesse sentido, esta pesquisa é de caráter exploratório e de abordagem quali quantitativa, sendo decorrente da percepção de gestores, em representação ao mercado, bem como da percepção de alunos a partir do 7° período com relação às competências gerenciais desenvolvidas no decorrer do curso. Os dados foram levantados por meio de questionário, com perguntas abertas e fechadas direcionadas aos alunos e roteiro de entrevista em profundidade com gestores, cujas informações obtidas foram posteriormente organizadas em formato de gráficos e quadros, aplicando sobre os dados obtidos a análise estatística e de conteúdo, respectivamente. Verificou-se que as percepções dos gestores quanto às competências gerenciais se assemelham às ideias e conceitos dos alunos com relação ao assunto, sendo possível ainda perceber a compatibilidade no grau de competências gerenciais entre estes dois sujeitos, assim como identificar as competências gerenciais com maior necessidade de atenção e desenvolvimento tanto por parte dos gestores quanto dos discentes. O planejamento, organização, liderança, comunicação, tomada de decisão, gestão de recursos, compreensão de mercado, trabalho em equipe e hospitalidade se apresentaram na escala likert entre razoável e maior desenvolvimento pelos discentes, correspondendo ao que expressa e espera o mercado. Em contraponto, os idiomas se mostraram como competência gerencial pouca desenvolvida pelos dois sujeitos da pesquisa. Dessa forma, é possível afirmar que as competências gerenciais desenvolvidas pelos alunos do curso de Hotelaria da UFMA correspondem as expectativas do mercado hoteleiro da cidade de São Luís-MA.__ABSTRACT Management skills are essential elements brought to the market by hotel students. The objective of this research is to verify if the managerial competences developed by the students of the UFMA Hotel Course referring to what awaits the hotel market in the city of São Luís-MA. In this sense, this research is exploratory and has a qualitative and quantitative approach, resulting from the perception of managers, representing the market, as well as the perception of students from the 7th period on in relation to the managerial skills developed in the course. The data were collected by means of a questionnaire, with open and closed questions directed to the students and an in-depth interview script with managers, information provided was later organized in the form of graphs and charts, applying to the data taken from a statistical and content analysis, respectively. It was found that the managers perceptions of managerial competences are similar to the students ideas and concepts in relation to the subject, making it possible to perceive the compatibility in the degree of managerial competences between these two, as well as to identify the managerial competences with the greatest need for attention and development by both managers and students. Planning, organization, leadership, communication, decision making, resource management, market understanding, teamwork and hospitality are equal in scale as between reasonable and greater development by students, corresponding to what the market expresses and expects. In contrast, the languages available as insufficient managerial competence by the two research subjects. Thus, it is possible to affirm that the managerial competences developed by the students of the Hotel Management course at UFMA regarding the expectations of the hotel market in the city of São Luís-MA.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5017
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Hotelaria do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GabrielleNeves.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.