Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5020
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dc.contributor.authorSANTOS, Josué Barbosa dos-
dc.date.accessioned2022-05-18T13:20:42Z-
dc.date.accessioned2022-05-18T13:20:47Z-
dc.date.available2022-05-18T13:20:42Z-
dc.date.available2022-05-18T13:20:47Z-
dc.date.issued2021-02-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5020-
dc.description.abstractRESUMO O presente trabalho contempla o principal motor econômico de uma nação, os pequenos negócios. Objetiva-se com esta investigação estudar as premissas da gestão da qualidade aplicadas ao setor de A&B (Alimentos e Bebidas) tendo como estudo de caso o mercado central em São Luís (MA). A pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva, com abordagens quantitativas e qualitativas. O delineamento da pesquisa ocorre primeiramente com a pesquisa bibliográfica seguida com a pesquisa de campo no Mercado Central de São Luís - MA. A pesquisa de campo subdivide-se em duas fases, sendo uma de investigação qualitativa que abrangeu 10 entrevistados e outra de investigação quantitativa que abrangeu 40 entrevistados. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: roteiro de entrevista e questionário semiestruturado. Sete dimensões sobre as premissas as premissas da gestão da qualidade foram aferidas, dentre estas: “política de segurança de alimentos”; “provisão de recursos”; “recursos humanos”, “infraestrutura”, “ambiente de trabalho”, “gestão da segurança de alimentos” e “melhorias”. O instrumento foi aplicado por meio de entrevistas, diretamente com os comerciantes, feirantes, sócios, empreendedores e autônomos. Os resultados apontaram frente às dimensões, de forma geral, que há algumas carências, principalmente relacionadas à infraestrutura, à segurança alimentar, bem como, a ausência de preparo/qualificação nos temas que se relacionam a gestão da qualidade no setor. Este estudo visa contribuir para fomentar ações e políticas direcionados aos trabalhadores dentro do território estudado.__ABSTRACT The present work contemplates the main economic engine of a nation, small businesses. The objective of this investigation is to study the assumptions of quality management applied to the sector of A&B (Food and Beverages) having as a case study the central market in São Luís (MA). The research is characterized as exploratory and descriptive, with quantitative and qualitative approaches. The research design occurs first with the bibliographic research followed with the field research in the Central Market of São Luís - MA. The field research is divided into two phases, one of qualitative research that covered 10 interviewees and the other of quantitative research that covered 40 interviewees. The data collection instruments used were: interview script and semi-structured questionnaire. Seven dimensions on the premises the premises of quality management were measured, among them: “food safety policy”; “Provision of resources”; “Human resources”, “infrastructure”, “work environment”, “food safety management” and “improvements”. The instrument was applied through interviews, directly with traders, marketers, partners, entrepreneurs and freelancers. The results pointed to the dimensions, in general, that there are some deficiencies, mainly related to infrastructure, food security, as well as the lack of preparation / qualification in the issues related to quality management in the sector. This study aims to contribute to foster actions and policies aimed at workers within the studied territory.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectgestão da qualidade;pt_BR
dc.subjectempreendedorismo;pt_BR
dc.subjectturismo;pt_BR
dc.subjectmercado central;pt_BR
dc.subjectsegurança alimentar;pt_BR
dc.subjectquality management;pt_BR
dc.subjectentrepreneurship;pt_BR
dc.subjecttourism;pt_BR
dc.subjectcentral market;pt_BR
dc.subjectfood securitypt_BR
dc.titleAs premissas da gestão da qualidade aplicadas ao setor de A&B: um retrato sobre o mercado central – caso São Luíspt_BR
dc.title.alternativeThe premises of quality management applied to the F&B sector: a portrait of the central market – São Luís casept_BR
dc.typeOtherpt_BR
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