Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5038
Título: Síndrome de Burnout em acadêmicos de medicina e fatores de risco: revisão integrativa
Título(s) alternativo(s): Burnout syndrome in medical students and risk factors: integrative review
Autor(es): ASSUNÇÃO, Anderson Madeira
Palavras-chave: Síndrome de Burnout;
Burnout;
Estudantes de Medicina;
fatores de risco.
Burnout Syndrome;
Burnout;
Medical Students;
risk factors.
Data do documento: 29-Ago-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Introdução: A Síndrome de Burnout (SB) vem se mostrando como uma fonte crescente de interesse por parte dos pesquisadores, e deve ser entendida como uma síndrome psicológica formada por exaustão emocional, despersonalização e redução da realização pessoal, que inicialmente foi estudada nos profissionais de ajuda, mas já se encontra bem documentada em acadêmicos. Justificativa: A ampliação dos estudos sobre SB em acadêmicos da área da saúde, sobretudo os de Medicina, tem apontado para uma prevalência que varia entre 10,3% e 26,4%, além de demonstrar relação com outras variáveis sociodemográficas e acadêmicas. Objetivo: Elencar publicações a cerca do tema Síndrome de Burnout em estudantes de medicina e seus fatores de risco, relacionando o desenvolvimento da Síndrome de Burnout com fatores de risco associados ao curso. Método: O estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo revisão integrativa e de caráter qualitativo e quantitativo; com coleta de dados em bases de pesquisa referentes ao período de 2013 a 2018. Resultados: Baseado na revisão bibliográfica aqui apresentada é possível observar que a síndrome de Burnout está inteiramente relacionada a um ambiente gerador de estresse ocupacional e fatores individuais. Acredita-se que o marco desta síndrome está quando os acadêmicos passam a ter contato direto com pacientes, porque este período é marcado por responsabilidades nunca antes vivenciadas.
Descrição: ABSTRACT Introduction: Burnout Syndrome (BS) has been showing itself as a growing source of interest of interest by researchers, and it should be understood as a psychological a psychological syndrome formed by emotional exhaustion, depersonalization and and reduced self-fulfillment, which was initially studied in helping professionals, but helpers, but is now well documented in academics. Rationale: The expansion of studies on SB in health academics, especially those in Medicine, has pointed to a prevalence ranging from 10.3% to 26.4%, besides relation with other sociodemographic and academic variables. Objective: To list publications about the Burnout Syndrome in medical students and its risk factors medical students and its risk factors, relating the development of Burnout Syndrome Burnout Syndrome with risk factors associated with the course. Method: The study is a bibliographic integrative review, of a qualitative and quantitative nature, with data collected in quantitative character; with data collection in research bases referring to the period from 2013 a 2018. Results: Based on the literature review presented here, it is possible to possible to observe that Burnout syndrome is entirely related to an environment that generates occupational stress and individual factors. It is believed that the milestone of this syndrome is when academics begin to have direct contact with patients, because this period is marked by responsibilities never before experienced. experienced.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5038
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Medicina do Campus de Imperatiz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDERSONMADEIRAASSUNÇÃO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso557,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.