Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5062
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Lucas Emanuel Soares-
dc.date.accessioned2022-05-20T15:35:57Z-
dc.date.available2022-05-20T15:35:57Z-
dc.date.issued2020-12-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5062-
dc.descriptionABSTRACT INTRODUCTION: This research aims to identify the profile of motorcycle users involved in traffic accidents hosted at HMI, characterizing them through socioeconomic variables and in order to identify relevant factors for the occurrence of the accident and describe the physical, work and social impacts of these patients. METHODOLOGY: This study is observational and cross-sectional, conducted with 154 patients seen at the orthopedics outpatient clinic of HMI. Data were collected by applying a questionnaire prepared by the authors, with sociodemographic variables, general characteristics of the accident and consequences of the accident. RESULTS: The most frequent sociodemographic characteristics were men of working age, self-employed workers, with a low level of academic education, of average economic situation and coming from Imperatriz - MA. Significant associations were found between alcohol use, accident time and shift and engine power as important predisposing factors for accidents. CONCLUSION: The findings of this article are data that can be used as a focus on educational actions to prevent such events, in order to implement intervention strategies of multiprofessional interest, seeking to achieve significant results in reducing such events.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO INTRODUÇÃO: Esta pesquisa tem como objetivo identificar o perfil dos usuários de moto envolvidos em acidentes de trânsito acolhidos no HMI, caracterizando-os através de variáveis socioeconômicas e a fim de identificar fatores relevantes para a ocorrência do acidente e descrever os impactos físicos, laborais e sociais desses pacientes. METODOLOGIA: Este estudo é observacional e transversal, realizado com 154 pacientes do ambulatório de ortopedia do HMI. Os dados foram coletados por meio de questionário elaborado pelos autores, com variáveis sociodemográficas, características gerais do acidente e consequências do acidente. RESULTADOS: As características sociodemográficas mais frequentes foram homens em idade produtiva, trabalhadores autônomos, com baixo nível de instrução acadêmica, de situação econômica média e procedentes de Imperatriz. Foram verificadas associações significantes entre o uso de álcool, turno e horário do acidente e potência do motor como fatores predisponentes importantes para ocorrência dos acidentes. CONCLUSÃO: Os achados deste artigo são dados que podem ser usados como foco em ações educativas de prevenção a tais eventos, de maneira que se implementem estratégias de intervenção de interesse multiprofissional buscando alcançar resultados significativos na redução de tais eventos.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectmotocicletas;pt_BR
dc.subjectacidentes de trânsito;pt_BR
dc.subjecthospitalização.pt_BR
dc.subjectmotorcycles;pt_BR
dc.subjecttraffic-accidents;pt_BR
dc.subjecthospitalization.pt_BR
dc.titleAcidentes envolvendo motociclistas em um município do interior do Maranhão: perfil epidemiológico e impactos na qualidade de vidapt_BR
dc.title.alternativeAccidents involving motorcyclists in a city in the interior of Maranhão state: epidemiological profile and impacts on quality of lifept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Medicina do Campus de Imperatiz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCASEMANUELSOARESSILVA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso826,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.