Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5069
Título: | Aplicação de jogos de matriz africana: relato de experiência com alunos do segundo ano do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Application of African matrix games: experience report with students of the second year of elementary school |
Autor(es): | SILVA, Erika Caroline Ferreira da |
Palavras-chave: | educação física; jogos de matriz africana; identidade; reconhecimento; physical education; educational games; African matrix; identity; recognition |
Data do documento: | 16-Dez-2020 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO O presente trabalho tem o objetivo de verificar a aplicação dos jogos e brincadeiras de matriz africana, as respostas das crianças e as habilidades desenvolvidas no entendimento da autoimagem e reconhecimento enquanto indivíduo negro. Trata-se de um relato de experiência de um programa aplicado sob a forma de doze aulas com uma turma de 23 alunos do 2º ano do ensino fundamental menor de uma escola municipal de São Luís - MA. Foram utilizados brincadeiras e jogos de matriz africanas com o objetivo de auxiliar os alunos a construírem sua identidade. Após a intervenção, os resultados foram registrados pela mudança observada através das falas, da forma de se comportar nos intervalos e no tratamento entre as crianças. Ainda há muito a ser trabalhado para que as crianças se apropriem dessa identidade e a defendam de forma significativa. Acreditamos que a intervenção por meio das atividades propostas sejam um caminho para iniciar este dialogo e fortalecer a identidade destes alunos.___ABSTRACT This work aims to verify the application of African matrix games and play, children's responses, and the skills developed in understanding self-image and recognition as a black individual. It is an experience report of a program applied in the form of twelve classes with a class of 23 students from the lower elementary school of a municipal school in São Luís - MA. African games and games were used in order to help the students to build their identity. After the intervention, the results were registered by the change observed through the speech, the way of behaving in the breaks and the treatment among the children. There is still much work to be done in order for children to take ownership of this identity and defend it in a meaningful way. We believe that the intervention through the proposed activities is a way to initiate this dialogue and strengthen the identity of these students. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5069 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ERIKACAROLINEFERREIRA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 370,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.