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http://hdl.handle.net/123456789/5070
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | SOUSA JÚNIOR, Hélio de Jesus | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-23T13:57:11Z | - |
dc.date.available | 2022-05-23T13:57:11Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-14 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/5070 | - |
dc.description.abstract | RESUMO O objetivo principal deste estudo foi investigar aspectos teóricos e práticos que fundamentam a inserção do esporte nas aulas de Educação Física Inclusiva. A presente pesquisa trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica integrativa, que foi desenvolvida metodologicamente a partir de uma metodologia de natureza qualitativa, quanto aos objetivos é exploratória, quanto aos procedimentos técnicos é uma revisão bibliográfica integrativa, documental e estudo de caso, a partir da análise de Livros e buscas de Artigos nas bases Scielo e Google Acadêmico, no intervalo de tempo de 2009 a 2019. Foram encontrados 100 artigos e uma dissertação inicialmente, utilizando os seguintes descritores: Educação Física Inclusiva, Esporte e Deficiência, Esporte Educação. Após uma análise do conteúdo foram selecionados 8 artigos e uma dissertação que se enquadravam à temática proposta no estudo. Além disso, foram utilizadas obras dos seguintes autores: Darido; Tubino; Soler; Brotto. Os resultados identificaram que o Esporte desde a publicação da Carta Internacional de Educação Física e Esporte é entendido como um direito de todos, na escola ele poderá ser desenvolvido por meio do Esporte Educacional, que entre outros princípios está baseado na inclusão, objetivando a formação integral e cidadania dos alunos. Para tanto o foco principal passa a ser a cooperação e participação de todos nas atividades esportivas, em detrimento da competição exacerbada e da busca da vitória como principal objetivo. Com essa pesquisa, foi possível concluir que o esporte como um direito de todos, estruturado com características educacionais, baseado em práticas adaptadas quando necessário, atividades cooperativas que propiciam a inclusão, com benefícios físicos e motores, sociais e psicológicos, se torna um conteúdo apropriado à educação física inclusiva na escola.___ABSTRACT The main objective of this study was to investigate the theoretical and practical aspects that underlie the insertion of sport in Inclusive Physical Education classes. The present research is an integrative bibliographic review research, which was methodologically developed from a qualitative methodology, as for the objectives it is exploratory, as for the technical procedures is an integrative, documentary and case study bibliographic review, a from the analysis of Books and Searches for Articles in the Scielo and Google Scholar databases, in the time period from 2009 to 2019. 100 articles and a bulletin dissertation were found, using the following descriptors: Inclusive Physical Education, Sport And Disability, Sports-Education. After a content analysis, 8 articles and a dissertation were selected that fit the theme proposed in the study. In addition, the works of the following authors were used: Darido; Tubino; Soler; Brotto. The results identified that Sport since the publication of the International Charter of Physical Education and Sport is understood as a right of all, at school it can be developed through Educational Sport, which among other principles is based on inclusion, aiming at integral training and student citizenship. For that, the main focus becomes the participation and participation of everyone in sports activities, to the detriment of the exacerbated competition and the search for victory as the main objective. With this research, it was possible to fulfill that sport as a right of all, structured with educational characteristics, based on practices adapted when necessary, cooperative activities that provide inclusion, with physical and motor, social and psychological benefits, becomes an appropriate content to inclusive physical education at school. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | educação física inclusiva; | pt_BR |
dc.subject | esporte e deficiência; | pt_BR |
dc.subject | esporte-educação; | pt_BR |
dc.subject | inclusive physical education; | pt_BR |
dc.subject | sport and disability; | pt_BR |
dc.subject | sport-education | pt_BR |
dc.title | O esporte como conteúdo da educação física inclusiva: algumas reflexões sobre aspectos teóricos e prática pedagógica | pt_BR |
dc.title.alternative | Sport as a content of inclusive physical education: some reflections on theoretical aspects and pedagogical practice | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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HéliodeJesusSousa.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 503,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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