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http://hdl.handle.net/123456789/5072
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | FURTADO FILHO, Ivaldo dos Santos Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-23T14:05:49Z | - |
dc.date.available | 2022-05-23T14:05:49Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-16 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/5072 | - |
dc.description.abstract | RESUMO Este trabalho teve como objetivo investigar as atitudes sociais dos estudantes de licenciatura em Educação Física, em relação ao ensino de pessoas com deficiência intelectual na realização das práticas pedagógicas e estágios supervisionados. Foi feita uma revisão sistemática integrativa da literatura, a partir de artigos, livros e periódicos nas bases SciELO - Scientific Electronic Library Online, Google Acadêmico, Scribd, no intervalo de tempo de 2002 a 2020. Foram encontrados 40 artigos utilizando os seguintes descritores: psicologia social; atitudes sociais; educação especial; deficiência intelectual. Após uma análise do conteúdo foram selecionados 7 artigos que se aplicam ao tema proposto no estudo. Desse modo, foram utilizadas obras dos seguintes autores: Sadao Omote; Márcia Denise Pletsch; Mey de Abreu van Munster. Os resultados evidenciaram a falta de conhecimentos dos professores no que diz respeito às especificidades educacionais dos alunos, assim como a precariedade do processo de ensino e aprendizagem ofertados a alunos com deficiência intelectual. Foi verificado que os alunos com deficiência têm seu acesso e permanência limitados durante as aulas de Educação Física, mas em contrapartida também existe a forte possibilidade das atitudes de futuros professores nas séries iniciais do ensino fundamental, serem modificadas, por meio de uma breve intervenção, propiciando reflexão e discussão acerca da inclusão. Desse modo, a transformação da escola implica em mudanças de vários aspectos, como a mudança nas atitudes sociais dos professores, práticas pedagógicas, materiais didáticos e a mentalidade de toda a comunidade escolar, gerando atitudes genuinamente positivas ao processo educacional.__ABSTRACT This work aimed to investigate the social attitudes of undergraduate students in Physical Education, in relation to teaching people with intellectual disabilities in carrying out pedagogical practices and supervised internships. An integrative systematic review of the literature was made, based on articles, books and periodicals in the SciELO - Scientific Electronic Library Online, Google Scholar, Scribd databases, in the period from 2002 to 2020. 40 articles were found using the following descriptors: psychology Social; social attitudes; special education; intellectual disability. After analyzing the content, 7 articles were selected that apply to the theme proposed in the study. Thus, works by the following authors were used: Sadao Omote; Márcia Denise Pletsch; Mey de Abreu van Munster. The results showed the teachers 'lack of knowledge regarding the students' educational specificities, as well as the precariousness of the teaching and learning process offered to students with intellectual disabilities. It was found that students with disabilities have limited access and permanence during Physical Education classes, but on the other hand, there is also a strong possibility that the attitudes of future teachers in the initial grades of elementary school may be modified through a brief intervention, providing reflection and discussion about inclusion. Thus, the transformation of the school implies changes in several aspects, such as the change in the social attitudes of teachers, pedagogical practices, teaching materials and the mentality of the entire school community, generating genuinely positive attitudes to the educational process. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | educação física; | pt_BR |
dc.subject | atitudes Ssciais; | pt_BR |
dc.subject | educação especial; | pt_BR |
dc.subject | deficiência intelectual; | pt_BR |
dc.subject | physical education; | pt_BR |
dc.subject | social attitudes; | pt_BR |
dc.subject | special education; | pt_BR |
dc.subject | intellectual disability | pt_BR |
dc.title | Atitudes sociais dos estudantes de educação física: sua relação no ensino de pessoas com deficiência intelectual. | pt_BR |
dc.title.alternative | Social attitudes of physical education students: their relationship in teaching people with intellectual disabilities. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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IVALDOFURTADOFILHO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 363,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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