Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5073
Título: Educação fiscal: perspectiva dos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão, Campus São Luís
Título(s) alternativo(s): Tax education: the perspective of Accountancy students at the Universidade Federal do Maranhão, Campus São Luís
Autor(es): FERREIRA, José Leonardo Martins
Palavras-chave: educação fiscal;
tributos;
fiscalização;
ensino superior;
discente.
fiscal education;
taxes;
tax inspection;
college education;
student.
Data do documento: 23-Set-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO A Educação Fiscal visa difundir informações e definições acerca da gestão fiscal dos tributos, com o intuito de popularizar o entendimento dos cidadãos e permitir-lhes maior participação social quanto à fiscalização da aplicação dos recursos públicos, fato que interliga o conceito de Educação Fiscal com o de cidadania. Nesse ensejo, a pesquisa tem como objetivo geral identificar a percepção dos alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão, Campus São Luís, a respeito da Educação Fiscal. Para tanto, foi realizada pesquisa documental, bem como uma pesquisa de campo quantitativa descritiva, com aspectos qualitativos, por meio de questionário aplicado na totalidade dos alunos do curso mencionado, visando capturar a percepção dos discentes através da Escala Likert de 5 Pontos. O resultado da pesquisa documental demonstrou que o tema não consta das ementas das disciplinas do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal, Campus São Luís, ao passo que a pesquisa de campo revelou que os alunos detêm conhecimento acerca da Educação Fiscal, bem como de conceitos basilares atinentes a tributos e cidadania fiscal, identificando elementos de Educação Fiscal nas disciplinas do curso de Ciências Contábeis e externalizando suas percepções sobre o tema, atribuindo, ainda, importância à participação da sociedade para o controle social proposto pelo Programa Nacional de Educação Fiscal. Conclui-se, portanto, que o conhecimento de Educação Fiscal alcança os estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão, sugerindo, por sua vez, a inclusão da temática da Educação Fiscal no projeto pedagógico do curso de Ciências Contábeis da referida Universidade, bem como participação cidadã nas formulações tributárias, orçamentárias, de fiscalização da arrecadação e destinação dos recursos oriundos dos tributos.
Descrição: ABSTRACT Fiscal Education aims to disseminating information and definitions about fiscal management of taxes, in order to popularize the understanding of citizens and allow them greater social participation and oversee the application of public resources, a fact that interconnects the concept of Fiscal Education with citizenship. In this context, the research aims to analyze the level of knowledge of Accounting Sciences students course at the Federal University of Maranhão, São Luís Campus, about the Fiscal Education. For this purpose, a documentary research, as well a descriptive and quantitative field research, with qualitative elements, was carried out through the provision of a questionnaire, aiming to capture all the students' perception through the 5-Point Likert Scale. The result of this research showed that, even with the absence of the theme in the syllabuses of the course, the researched students have knowledge about Tax Education, as well as basic concepts related to taxes and tax citizenship, identifying elements of Tax Education in the disciplines of the Accounting Sciences course and externalizing their perceptions on the subject, also attributing importance to the participation of society for the social control proposed by the National Program for Fiscal Education. It is concluded, therefore, that the knowledge of Fiscal Education reaches students of Accounting Sciences at the Federal University of Maranhão, suggesting, in turn, the inclusion of the topic of Fiscal Education in the pedagogical project of the Accounting Sciences course at that University, as well. as citizen participation in tax and budget formulations, inspection of collection and allocation of resources arising from taxes.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5073
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Contábeis do Campus do Bacanga

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