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Título: Controle interno na gestão empresarial: Um estudo de caso nas contas a receber de uma empresa de idiomas
Título(s) alternativo(s): Internal control in business management: A case study in the accounts receivable of a language company
Autor(es): TEIXEIRA, Erivelton Garcia
Palavras-chave: empresas;
controle interno;
contas a receber.
companies;
internal control;
bills to receive.
Data do documento: 30-Set-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O presente trabalho monográfico apresenta um estudo sobre a avaliação da conduta do Controle Interno de Contas a Receber. Foi objetivo geral demonstrar os métodos e ações utilizados no controle interno de contas a receber em uma escola de idiomas em São Luís – MA. Em relação à metodologia, a amostra é do tipo não probabilístico, visando compreender os métodos utilizados e os resultados do controle interno de contas a receber. Foram aplicados questionários abertos e fechados com o proprietário e funcionários ligados ao setor da escola de idiomas. O questionário foi constituído por uma série ordenada de perguntas. A coleta de dados ocorreu através da análise de relatórios contábeis e da aplicação de questionários feito com o proprietário e com os funcionários da empresa. Concluiu-se que os métodos utilizados estão atendendo as necessidades da empresa e estão auxiliando o controle interno de contas. A qualidade do sistema de controle interno de contas a receber não apresenta falhas. O atual controle interno é eficaz das contas e ajuda positivamente no poder para os gerenciadores avaliarem e estimarem de maneira contínua os resultados da organização, o atual controle efetivo ajuda no alcance dos objetivos, metas e orçamentos propostos pela direção, que é capaz de realizar a atividade de controle, e fazendo-a interagir com as estruturas operacionais e de informações. Ao tratar sobre controles internos, não se refere apenas a evitar fraudes, é também uma questão de evitar erros ou descontinuidades que levam a perdas significativas para a empresa, como erros fiscais.
Descrição: ABSTRACT The present monographic work presents a study on the evaluation of the conduct of the Control. O is a program that allows tools and control methods not to be controlled at a language school in São Luís - MA. Regarding the methodology, a sample is non- probabilistic, aimed at obtaining the methods used and the results of the internal control of accounts receivable. Open and closed questionnaires were placed with the owner and professionals related to the language school sector. The post was made up of an orderly series of questions. Data collection was performed through the analysis of accounting data and the application of questionnaires made with the owner and employees of the company. It was concluded that the methods used are meeting the needs of a company and are assisting the internal control of accounts. One quality of the system of internal control of accounts and others does not present flaws. The control is really useful and the accounts can be optimized for the performance managers and estimates in order to execute the objectives of the organization, which is able to accomplish the objectives, goals and budgets proposed by the management, control activity, and making it interact with operational and information structures. When dealing with internal cases, it does not only refer to frauds, it is a matter of mistakes or bankruptcies that lead the actions to a company such as tax errors.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5074
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Contábeis do Campus do Bacanga

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