Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5082
Título: As aulas de educação física na perspectiva dos estudantes com deficiência visual: um estudo de revisão sistemática integrativa
Título(s) alternativo(s): Physical education classes from the perspective of students with disabilities visual: an integrative systematic review study
Autor(es): Nery Carolina Brito CANTANHEDE
Palavras-chave: educação física;
deficiência visual;
inclusão;
physical education;
visual impairment;
inclusion
Data do documento: 15-Dez-2020
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Reconhecendo a importância de ouvir a pessoa com deficiência, para desenvolver o processo de inclusão a partir do lema “Nada sobre nós sem nós” adotado pelo movimento de pessoas com deficiência. Este estudo tem como objetivo refletir a respeito da perspectiva dos estudantes com deficiência visual (baixa visão a cegueira total) sobre as aulas de Educação Física inclusiva. Para tanto, trata-se de uma pesquisa de um estudo exploratório, revisão bibliográfica sistemática integrativa, de abordagem qualitativa. Neste sentido, foi feita uma busca sistemática nas bases de dados: Scielo, Lilacs e Google Acadêmico, de artigos disponíveis nos últimos 10 anos (2015 a 2020), que mencionasse em seus títulos os seguintes descritos: “Educação Física” e cego; “Educação Física” e “deficiente visual”. Dos 57 estudos encontrados, 8 foram selecionados por atenderem aos critérios de busca e inclusão. Os estudos selecionados transmitiram, em sua grande maioria, a não participação dos estudantes com deficiência visual nas aulas de Educação Física devido a alguns aspectos, dentre eles, destacam-se: a carência de empenho por parte dos professores nas adaptações das metodologias de ensino-aprendizagem e do envolvimento interacional do professor como mediador destes estudantes com os demais colegas. Alguns estudantes, em seus relatos, sentem-se sem importância, por serem deixados de lado nas aulas de Educação Física. Assim, constata-se necessária a capacitação dos professores, bem como a escuta pedagógica para que a voz destes estudantes seja considerada nos processos inclusivos, para que eles possam ter suas necessidades atendidas no sentido de construir de forma colaborativa a excelência em prol da Educação Física inclusiva.__ABSTRACT Recognizing the importance of listening to people with disabilities, develop the inclusion process based on the motto "Nothing of us without us" adopted by the movement of people with disabilities. This study aims to reflect on the perspective of visually impaired students (low vision for total blindness) about inclusive physical education classes. Therefore, it is an investigation of an exploratory study, a systematic integrative bibliographic review, with a qualitative approach. In this sense, a systematic search was carried out in the databases: Scielo, Lilacs and Google Scholar, of articles available in the last 10 years (2015 to 2020), which mention in their titles the following described: "Physical Education" and blind; "Physical Education" and "Visually Impaired". Of the 57 studies found, 8 were selected because they met the search and inclusion criteria. The selected studies mostly conveyed the non participation of visually impaired students in physical education classes due to some aspects, including: the lack of commitment on the part of teachers in adapting teaching learning methodologies and the involvement of teacher interaction as a mediator of these students with other colleagues. Some students, in their reports, feel unimportant because they stay out in physical education classes. It is therefore necessary to train teachers, as well as pedagogical listening so that the voice of these students is considered in inclusive processes, so that they can have their needs met in order to collaboratively build excellence in favor of inclusive physical education.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5082
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NeryCarolinaBrito.pdfTrabalho de Conclusão de Curso196,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.