Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5095
Título: A importância do uso das tecnologias no ensino da química
Título(s) alternativo(s): The importance of using technologies in teaching chemistry
Autor(es): SANTOS, Victor Manoel de Almeida dos
Palavras-chave: novas tecnologias;
ensino de química;
professor.
new technologies;
chemistry teaching;
teacher
Data do documento: 11-Mar-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Este trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida no curso de licenciatura em química tendo como objetivo avaliar a importância do uso de novas tecnologias de ensino nas escolas, em especial, na disciplina de química. Ensinar química se torna um desafio para os professores, tendo em vista as dificuldades encontradas em sala tanto em nível de falta de estrutura física quanto a desmotivação evidente nos alunos por classificarem como sendo apenas um conteúdo que deve ser memorizado para obter boas notas, embora possamos contextualizá-la de forma ativa em nosso cotidiano. Assim, a função do ensino de química ultrapassa a barreira de explicar fenômenos pontuais, culminando na necessidade de desenvolver a capacidade de tomada de decisão, o que implica na vinculação do conteúdo trabalhado com o contexto social em que o aluno está inserido. O estudo discorre a respeito da relevância do aluno enquanto agente participativo do processo de ensino-aprendizagem, bem como a necessidade de se reestruturar a forma com que o professor exerce a docência. Assim, é de suma importância incentivar os alunos para que haja uma plena participação nas aulas, e estes consigam vincular os fundamentos da química com sua vivência. Nesse contexto, o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) vem sendo cada vez mais integradas no ambiente de ensino e aprendizagem, remodelando os moldes do ensino tradicional, tornando o processo como um todo mais eficiente. Dessa forma, o uso das novas tecnologias de ensino visa reduzir as distâncias entre o conhecimento e os alunos, trazendo esse aluno para participar de forma ativa deste processo, o envolvendo em discussões e desenvolvendo sua percepção da ação da ciência no cotidiano, nesse caso, da química.
Descrição: ABSTRACT This work is the result of a research developed in the chemistry degree course with the objective of evaluating the importance of the use of new teaching technologies in schools, especially in the discipline of chemistry. Teaching chemistry becomes a challenge for teachers, given the difficulties encountered in the classroom, both in terms of lack of physical structure and the evident lack of motivation in students for classifying it as just content that must be memorized to obtain good grades, although we can contextualize it actively in our daily lives. Thus, the role of teaching chemistry goes beyond the barrier of explaining specific phenomena, culminating in the need to develop decision-making capacity, which implies linking the content worked with the social context in which the student is inserted. The study discusses the relevance of the student as a participatory agent in the teaching-learning process, as well as the need to restructure the way in which the teacher practices teaching. Thus, it is extremely important to encourage students to fully participate in classes, and they can link the fundamentals of chemistry with their experience. In this context, the use of Information and Communication Technologies (ICTs) has been increasingly integrated into the teaching and learning environment, reshaping the molds of traditional teaching, making the process as a whole more efficient. In this way, the use of new teaching technologies aims to reduce the distances between knowledge and students, bringing this student to participate actively in this process, involving them in discussions and developing their perception of the action of science in everyday life, in this case, of chemistry.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5095
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Química a Distância - Polo Barra do Corda

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VICTORMANOELDEALMEIDADOSSANTOS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso386,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.