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http://hdl.handle.net/123456789/5099
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | NASCIMENTO, Willdson Robson Silva do | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-24T13:21:35Z | - |
dc.date.available | 2022-05-24T13:21:35Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-05 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/5099 | - |
dc.description.abstract | RESUMO O presente estudo teve por objetivo analisar o aprendizado de alunos com deficiência visual em escolas publicas de São Luís, no que se refere a conceitos básicos de Mecânica associados aos temas: Repouso, Movimento e Trajetória. Tendo como aporte teórico as reflexões sobre o ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual nas aulas de física, baseado nos estudos de Camargo (2010, 2011, 2012). Para tanto, realizou-se entrevistas, para conhecer os sujeitos históricos, singulares e de desejos, que são os estudantes, tendo como instrumento para a coleta de dados questionários, com base em Matos e Vieira (2001). Tais questionários foram aplicados em três versões diferentes, procurando atender a condição individual dos alunos participantes da pesquisa, a saber, cegos, com baixa visão e videntes. Desta forma foram impressos questionários em Braille para os alunos com deficiência visual, fonte aumentada em letra 21 para os alunos com baixa visão e fonte normal 12 para os videntes. Os questionários foram aplicados durante o 2º semestre de 2014. Participaram da pesquisa 26 alunos: 7 alunos com deficiência visual, sendo 5 cegos (3 homens e 2 mulheres) e 2 com baixa visão (2 mulheres). Além disso, foram escolhidos de forma aleatória, 19 alunos (5 homens e 14 mulheres) sem deficiência visual, que estudavam nas salas dos alunos com deficiência visual. Os resultados mostram que, em virtude das aulas privilegiarem os aspectos visuais das informações, os alunos com deficiência visual têm baixo rendimento quando comparado com os videntes e as escolas não dispõem de estrutura pedagógica adequada ao atendimento integral à pessoa com deficiência visual. A distorção idade-série constitui-se também em uma barreira enfrentada por esses alunos.__ABSTRACT This study aimed to analyze the learning of visually impaired students in public schools in São Luís, with regard to basic mechanics concepts associated with the themes: Rest, Movement and Trajectory. Having as theoretical contribution the reflections on the teaching and learning of visually impaired students in physics classes, based on the studies of Camargo (2010, 2011, 2012). To this end, interviews were conducted to get to know the historical, singular and desirable subjects, who are the students, using questionnaires as an instrument for data collection, based on Matos and Vieira (2001). Such questionnaires were applied in three different versions, seeking to meet the individual condition of the students participating in the research, namely, blind, with low vision and visionaries. In this way, questionnaires were printed in Braille for students with visual impairment, font increased in letter 21 for students with low vision and normal font 12 for visionaries. The questionnaires were applied during the 2nd semester of 2014. 26 students participated in the research: 7 students with visual impairment, 5 being blind (3 men and 2 women) and 2 with low vision (2 women). In addition, 19 students (5 men and 14 women) without visual impairment were chosen at random, studying in the rooms of visually impaired students. The results show that, because the classes focus on the visual aspects of the information, students with visual impairment have low performance when compared to visionaries and schools do not have an adequate pedagogical structure to provide comprehensive care to people with visual impairments. Age-grade distortion is also a barrier faced by these students. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | pessoa com deficiência visual; | pt_BR |
dc.subject | educação inclusiva; | pt_BR |
dc.subject | ensino de Física; | pt_BR |
dc.subject | visually impaired person; | pt_BR |
dc.subject | inclusive education; | pt_BR |
dc.subject | Physics teaching | pt_BR |
dc.title | A percepção que pessoas com deficiência visual de escolas públicas de São Luís têm sobre movimento | pt_BR |
dc.title.alternative | The perception that visually impaired people from public schools in São Luís have about movement | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Física (Licenciatura) do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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WilldsonNascimento.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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