Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5104
Título: O uso de aplicativos para o ensino de química
Título(s) alternativo(s): The use of apps for teaching chemistry
Autor(es): SANTOS, Gecivaldo Silva Teles
Palavras-chave: química;
aplicativos;
tecnologias;
ensino.
chemistry;
applications;
technologies;
teaching.
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O uso de tecnologias se apresenta como uma ferramenta pedagógica que pode auxiliar trabalhos escolares da disciplina química, uma vez que facilita e agiliza o aprendizado por meio da utilização de meios de comunicação e interação. O presente trabalho tem como objetivo geral avaliar como as tecnologias podem ser integradas em sala de aula e quais os seus efeitos para a aprendizagem dos alunos em Química. E objetivos específicos de apresentar importância do uso das Tecnolgias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto escolar; verificar os conceitos que envolvem a aprendizagem móvel; e, verificar como os aplicativos móveis podem contribuir para o ensino de química. A metodologia adotada para a construção do presente trabalho, foi uma revisão bibliográfica, de cunho descritivo e abordagem qualitativa. Foi realizada a leitura dos 97 títulos, sendo selecionados 61 artigos, e após isso, foi realizada a leitura dos resumos, onde, verificou-se que 42 artigos de relevância para o estudo, e a partir da leitura dos mesmos na íntegra, foi selecionada uma amostra de 12 artigos. Com a leitura e análise dos artigos selecionados para compor a revisão bibliográfica, verificou-se que é possível inserir as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) nos processos de ensino e aprendizagem das aulas de Química e que o uso de aplicativos para smartphones são elementos que apresentam um grande potencial como ferramentas didáticas da disciplina.
Descrição: ABSTRACT The use of technologies presents itself as a pedagogical tool that can help school work in the chemistry discipline, as it facilitates and speeds up learning through the use of means of communication and interaction. The present work has as a general objective to evaluate how technologies can be integrated in the classroom and what their effects are for students' learning in Chemistry. and specific objectives to present the importance of the use of Digital Technologies of Information and Communication (TDIC) in the school context; verify the concepts that involve mobile learning; and, see how mobile apps can contribute to teaching chemistry. The methodology adopted for the construction of this work was a bibliographical review, descriptive and qualitative approach. The 97 titles were read, 61 articles were selected, and after that, the abstracts were read, where it was found that 42 articles of relevance to the study, and from reading them in full, were selected a sample of 12 items. With the reading and analysis of the selected articles to compose the literature review, it was found that it is possible to insert digital information and communication technologies (TDIC) in the teaching and learning processes of Chemistry classes and that the use of applications for smartphones are elements that have great potential as didactic tools for the discipline.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5104
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Química a Distância - Polo Bom Jesus das Selvas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GECIVALDOSILVATELESSANTOS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso403,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.