Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5105
Título: | Uma revisão integrativa sobre a experimentação nas aulas de química |
Título(s) alternativo(s): | An integrative review on experimentation in the chemistry classroom |
Autor(es): | RODRIGUES, Isvaldo Macedo |
Palavras-chave: | experimentação; química; experimentos. experimentation; chemistry; experiments. |
Data do documento: | 10-Mar-2022 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO A experimentação, pode ser considerada como uma estratégia eficiente no que diz respeito ao estímulo do questionamento e da investigação a partir de uma perspectiva contextualizada e interdisciplinar. Por meio da experimentação, os alunos são se tornam capazes de tomar decisões conscientes para resolver problemas reais que estejam ligados ao contexto social no qual estejam inseridos. Desse modo, diversos conceitos importantes relacionados com a análise química são possíveis de serem explorados por meio da experimentação. O presente trabalho, tem como objetivo geral investigar na literatura científica sobre a experimentação nas aulas de Química afim de compreender como estas são produzidas, e objetivos específicos de elaborar uma busca bibliográfica no Periódico CAPES; selecionar uma amostra de publicações científicas a respeito do tema por meio da aplicação dos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos previamente; analisar as publicações científicas selecionadas a fim de elaborar as categorias de análise do estudo; descrever e discutir os resultados encontrados a partir da revisão bibliográfica. Com o estudo, verificou-se que, a experimentação é uma ferramenta importante para a melhoria do aproveitamento da aprendizagem dos alunos e usar as metodologias de experimentação para o ensino de Química pode contribuir significativamente para o aprendizado da disciplina. |
Descrição: | ABSTRATIC Experimentation can be considered an efficient strategy about stimulating questioning and investigation from a contextualized and interdisciplinary perspective. Through experimentation, students can make conscious decisions to solve real problems that are linked to the social context in which they are inserted. In this way, several important concepts related to chemical analysis are possible to be explored through experimentation. The present work has the general objective of investigating the scientific literature on experimentation in Chemistry classes in order to understand how they are produced, and specific objectives of elaborating a bibliographic search in the CAPES Periodical; select a sample of scientific publications on the subject by applying the inclusion and exclusion criteria previously established; to analyze the selected scientific publications in order to elaborate the analysis categories of the study; describe and discuss the results found from the literature review. With the study, it was found that experimentation is an important tool for improving student learning and using experimentation methodologies for teaching Chemistry can significantly contribute to the learning of the discipline. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5105 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Química a Distância - Polo Bom Jesus das Selvas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ISVALDOMACEDORODRIGUES.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 571,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.