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dc.contributor.authorSILVA, Bruno da-
dc.date.accessioned2022-05-27T13:48:55Z-
dc.date.available2022-05-27T13:48:55Z-
dc.date.issued2021-12-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5107-
dc.descriptionABSTRACT This research aimed to analyze the relationship between cases of mental illness in university students and higher education in a teaching institution in Imperatriz - MA. Therefore, we built a theoretical framework in two chapters, where the first historically contextualizes the situation of higher education in Brazil, and the second presents concepts of mental health and the context of the psychological distress of university students at the Federal Institute of Maranhão – IFMA. Thus, the work is theoretically based on some authors, namely: Martins (2002); Saviani (2008); Spider (2012); Mancebo, Martins and Vale (2015); Silva (2017); Nogueira (2017); Almeida (2019); Azevedo (2019); Gomes and Calixto (2019). Then we present the methodological chapter, we work with content analysis, using the concepts of Bardin (2011), who contributed to the analysis of semi-structured interviews, document research and notebooks. In this way, the concepts exposed during the research explain the data obtained in the interview and in the document analysis (the subject's medical record), demonstrating an existing relationship with theory.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Esta pesquisa consiste em um estudo de caso que teve por objetivo analisar a relação entre o de adoecimento psíquico em um estudante universitário e o ensino superior em uma Instituição de ensino de Imperatriz - MA. Para tanto, construímos um referencial teórico em dois capítulos, onde o primeiro contextualiza historicamente a situação do ensino superior no Brasil, e o segundo apresenta conceitos de saúde mental e o contexto sobre o sofrimento psíquico de estudantes universitários do Instituto Federal do Maranhão – IFMA. Assim, o trabalho está fundamentado teoricamente em alguns autores, sendo eles: Martins (2002); Saviani (2008); Aranha (2012); Mancebo, Martins e Vale (2015); Silva (2017); Nogueira (2017); Almeida (2019); Azevedo (2019); Gomes e Calixto (2019). Em seguida apresentamos o capítulo metodológico, trabalhamos com a análise de conteúdo, utilizando os conceitos de Bardin (2011), que colaboraram para a análise das entrevistas semiestruturadas, a pesquisa documental e caderno de notas. Desse modo, os conceitos expostos durante a pesquisa explicam os dados obtidos na entrevista e na análise de documento (prontuário médico do sujeito), demonstrando uma relação existente com a teoria.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectestudo de caso;pt_BR
dc.subjectInstituto Federal do Maranhão;pt_BR
dc.subjectsofrimento psíquico.pt_BR
dc.subjectcase study;pt_BR
dc.subjectFederal Institute of Maranhão;pt_BR
dc.subjectpsychological distress.pt_BR
dc.titleSofrimento psíquico no ensino superior: um estudo de caso a partir do Instituto Federal do Maranhãopt_BR
dc.title.alternativePsychic suffering in higher education: a case study from the Federal Institute of Maranhãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Imperatriz

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