Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5128
Título: Proposta de implementação de palestras dinâmicas sobre química ambiental em escolas de ensino médio de Bom Jesus das Selvas
Título(s) alternativo(s): Proposal for the implementation of dynamic lectures on environmental chemistry in high schools in Bom Jesus das Selvas
Autor(es): CRUZ, Letícia Caroline Veloso Brito da
Palavras-chave: educação ambiental;
sustentabilidade;
reciclagem;
palestras.
environmental education;
sustainability;
recycling;
speeches.
Data do documento: 11-Mar-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO A possibilidade de alterar as estruturas químicas das substâncias permitiu o desenvolvimento e a síntese de uma diversidade de substâncias presentes na sociedade moderna. Muitas dessas substâncias têm provocado mudanças significativas no delicado equilíbrio do planeta, compreender esse equilíbrio e suas mudanças é fundamental para que se possa pensar em modelos de desenvolvimento que preserve a vida terrestre. Para tal compreensão, é fundamental o ensino da química nessas mudanças, como por exemplo, as substâncias envolvidas, suas propriedades e transformações, tornando visível as mudanças para tal compreensão. Para isso, este trabalho tem como objetivo propor discussões com os alunos do ensino médio sobre temas essenciais no que tange o meio ambiente. É necessário que a juventude seja multiplicadora de conhecimento sobre os impactos que o meio ambiente vem sofrendo na atualidade. Os jovens têm grande fascinação pelas tecnologias, o domínio dessas novas tecnologias possibilita maiores intervenções no meio ambiente e contribuiu para melhorar as condições de vida do ser humano. Temas como: Autoconsumo, medidas preventivas, reduzir o uso do papel, evitar o excesso de embalagens, dar preferência aos produtos que tenham embalagens retornáveis, reutilizar tudo o que puder favorecer a reciclagem, processos de industrialização, emissão de gases poluentes, é sempre necessário se discutir no nosso cotidiano, para assim conceber medidas para a sustentabilidade como uma melhoria ao impulsionamento e reconhecimento social das medidas positivas.
Descrição: ABSTRACT The possibility of altering the chemical structures of substances allowed the development and synthesis of a variety of substances present in modern society. Many of these substances have caused significant changes in the delicate balance of the planet, understanding this balance and its changes is essential for thinking about development models that preserve terrestrial life. For such an understanding, it is essential to teach chemistry in these changes, such as the substances involved, their properties and transformations, making the changes visible for such an understanding. For this, this work aims to propose discussions with high school students on essential topics regarding the environment. It is necessary for youth to be a multiplier of knowledge about the impacts that the environment is currently suffering. Young people have a great fascination for technologies, the mastery of these new technologies allows greater interventions in the environment and contributed to improve the living conditions of human beings. Topics such as: Self-consumption, preventive measures, reducing the use of paper, avoiding excess packaging, giving preference to products that have returnable packaging, reusing everything that can favor recycling, industrialization processes, emission of polluting gases, it is always necessary be discussed in our daily lives, in order to conceive measures for sustainability as an improvement in the promotion and social recognition of positive measures.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5128
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Química a Distância - Polo Bom Jesus das Selvas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LETÍCIACAROLINEVELOSOBRITODACRUZ.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.