Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5146
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2022-06-06T16:48:11Z | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-06T16:48:15Z | - |
dc.date.available | 2022-06-06T16:48:11Z | - |
dc.date.available | 2022-06-06T16:48:15Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/5146 | - |
dc.description.abstract | RESUMO A contabilidade é um instrumento de análise, controle e gerenciamento. Uma das funções do contabilista é contribuir com a gestão financeira da entidade, dando melhor destino aos recursos. Nesse sentido a pesquisa propõe identificar a contribuição das áreas do conhecimento existentes no Curso de Contábeis da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) na formação do discente que possam orientar para a educação financeira e investimentos e disciplinas que possam ajudar a gerenciar as finanças pessoais. Para tal, o tipo de pesquisa adotado foi a qualitativa descritiva, utilizando o método de análise de conteúdo de Bardin. Como coleta de dados foi feita na matriz curricular, ementas. Como resultados obtidos infere-se que os conceitos e práticas da contabilidade podem ser aplicados no mercado financeiro bem como na gestão das finanças pessoais uma vez que os mesmos métodos de análises e controle podem ser adaptados para a pessoa física.___ABSTRACT Accounting is an instrument of analysis, control and management. One of the functions of the accountant is to contribute to the financial management of the entity, giving better use of resources. In this sense, the research proposes to identify the contribution of the existing areas of knowledge in the Accounting Course of the Federal University of Maranhão (UFMA) in the formation of the student that can guide to financial education and investments and disciplines that can help to manage personal finances. To this end, the type of research adopted was qualitative descriptive, using Bardin's content analysis method. As data collection was done in the curriculum, menus. As results it is inferred that the concepts and practices of accounting can be applied in the financial market as well as in the management of personal finances since the same methods of analysis and control can be adapted for the individual | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | contabilidade, | pt_BR |
dc.subject | educação financeira; | pt_BR |
dc.subject | finanças; | pt_BR |
dc.subject | formação profissional; | pt_BR |
dc.subject | accounting; | pt_BR |
dc.subject | financial education; | pt_BR |
dc.subject | finance; | pt_BR |
dc.subject | professional qualification | pt_BR |
dc.title | Educação financeira na formação contábil: uma análise na matriz curricular do curso de ciências contábeis da UFMA. | pt_BR |
dc.title.alternative | Financial education in accounting training: an analysis of the curriculum of the accounting sciences course at UFMA. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Contábeis do Campus do Bacanga TCCs de Graduação em Ciências Contábeis do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WYLLDSONRAMONNDECARVALHORABELO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.