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http://hdl.handle.net/123456789/5147
Título: | Possibilidades no ensino de química verde no ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | Possibilities in teaching green chemistry in high school |
Autor(es): | BRITO, Antonio Wildenbergue de Sousa |
Palavras-chave: | educação; química; sustentabilidade; química verde; educação ambiental. education; chemistry; sustainability; green chemistry; environmental education. |
Data do documento: | 10-Mar-2022 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO O presente trabalho tem como objetivo principal investigar sobre o ensino de Química Verde no Ensino Médio. Isso porque, na atualidade, a necessidade de gerir os recursos naturais e produzir resíduos menos agressivos têm se tornado um dos maiores desafios enfrentados pela humanidade. Sendo assim, a química verde por meio dos seus 12 princípios busca soluções técnicas para o descarte de resíduos e uso irresponsável dos recursos naturais. Além de reduzir os impactos ambientais, a química verde também ajuda a enfraquecer a relação que a sociedade faz (de maneira errônea) da química como uma ciência muito complexa ou que somente apresenta resultados negativos para a humanidade. O ensino de Química Verde nas turmas de ensino médio atua também como agente de conscientização coletiva, para que cada indivíduo assuma sua parcela de responsabilidade enquanto agente transformador do meio. O presente trabalho foi elaborado em caráter bibliográfico, com levantamentos secundários de dados obtidos através da literatura para melhor descrever a pesquisa. E, a partir dos estudos, foi possível verificar que mesmo que a Química Verde se configure como uma mudança de mentalidade da prática química, existe na comunidade científica uma grande escassez de publicações que tratem sobre o Ensino de Química Verde nas escolas em todos os níveis de ensino, tampouco sobre metodologias adotadas pelos professores. Entretanto, reconhece-se a importância de que a Química Verde, o Meio Ambiente e a Educação devem caminhar juntos. |
Descrição: | ABSTRACT The main objective of this work is to investigate the teaching of Green Chemistry in High School. This is because, nowadays, the need to manage natural resources and produce less aggressive waste has become one of the greatest challenges faced by humanity. Therefore, green chemistry, through its 12 principles, seeks technical solutions for waste disposal and irresponsible use of natural resources. In addition to reducing environmental impacts, green chemistry also helps to weaken the relationship that society (wrongly) makes of chemistry as a very complex science or one that only presents negative results for humanity. The teaching of Green Chemistry in high school classes also acts as an agent of collective awareness, so that each individual assumes their share of responsibility as a transforming agent of the environment. The present work was prepared in a bibliographical way, with secondary surveys of data obtained through the literature to better describe the research. And, from the studies, it was possible to verify that even if Green Chemistry is configured as a change of mentality of chemical practice, there is a great shortage of publications in the scientific community that deal with the Teaching of Green Chemistry in schools at all levels. of teaching, nor on methodologies adopted by teachers. However, it is recognized the importance that Green Chemistry, Environment and Education must walk together. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5147 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Química a Distância - Polo Bom Jesus das Selvas |
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ANTONIOWILDENBERGUEDESOUSABRITO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 419,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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