Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5176
Título: Uso de materiais alternativos para as aulas práticas de química
Título(s) alternativo(s): Use of alternative materials for practical chemistry classes
Autor(es): NEPONUCENA, Lhays Campos
Palavras-chave: ensino de química;
materiais alternativos;
experimentos alternativos.
teaching chemistry;
alternative materials;
alternative experiments.
Data do documento: 11-Mar-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO A falta de estrutura física que possibilite a realização de aulas práticas de químicas nas escolas é um dos fatores que contribui para que haja distanciamento entre o conteúdo teórico ministrado em sala de aula e as atividades cotidianas dos alunos. Todavia, uma das possibilidades que o professor pode utilizar a fim de sanar tal lacuna é o uso de materiais alternativos, os quais são de baixo custo e até mesmo, em alguns casos, contribuem para o processo de reciclagem de materiais. Diante do exposto, o presente trabalho busca estudar as diferentes possibilidades de aplicação de materiais alternativos para o ensino de química. Mediante os resultados obtidos é possível utilizar os materiais alternativos em diversos contextos químicos, indo desde a criação de jogos à adaptação de aparelhagem de destilação. Assim, nota-se que o uso dos materiais alternativos nas aulas práticas é uma via que possibilita uma aprendizagem mais significativa, permitindo que os alunos relacionem teoria e prática, e sejam capazes de correlacionar os estudos com seu cotidiano. Todavia, requisita do professor habilidade para adequar os materiais disponíveis aos objetivos que desejam alcançar.
Descrição: ABSTRACT The lack of physical structure that makes it possible to carry out practical chemistry classes in schools is one of the factors that contributes to the distance between the theoretical content taught in the classroom and the students' daily activities. However, one of the possibilities that the teacher can use in order to remedy this gap is the use of alternative materials, which are low cost and even, in some cases, contribute to the material recycling process. Given the above, the present work seeks to study the different possibilities of application of alternative materials for the teaching of chemistry. Based on the results obtained, it is possible to use alternative materials in different chemical contexts, ranging from the creation of games to the adaptation of distillation equipment. Thus, it is noted that the use of alternative materials in practical classes is a way that enables more meaningful learning, allowing students to relate theory and practice, and be able to correlate studies with their daily lives. However, it requires the teacher's ability to adapt the available materials to the objectives they want to achieve.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5176
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Química a Distância - Polo Bom Jesus das Selvas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LHAYSCAMPOSNEPONUCENA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso786,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.