Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5180
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMEIRELES, Regislene Araújo-
dc.date.accessioned2022-06-10T11:32:32Z-
dc.date.available2022-06-10T11:32:32Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5180-
dc.descriptionABSTRACT The present work consists of analyzing the relationship between family and school in the city of São Bernardo - MA. It discusses the meaning of school and the role of the family in the child's school life and how the child is constituted as a subject of rights in Brazil. It also brings up the debate on how early childhood education is constituted as a public policy. The methodological process is based on bibliographic research, field work and interviews with mothers/grandparents, teachers at Escola Creche Municipal and Pré-Escola Bibi. The results indicated that there is a detachment of families in relation to the school, there is still no understanding of the school as a social right.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O presente trabalho consiste em analisar a relação família e escola na cidade de São Bernardo – MA. Problematiza sobre o significado da escola e o papel da família na vida escolar da criança e como a criança se constitui enquanto sujeito de direitos no Brasil. Também, traz o debate sobre como a educação infantil se constitui como uma política pública. O processo metodológico se constitui a partir de pesquisas bibliográficas, trabalho de campo e realização de entrevistas com as mães/avós e com a professora da turma do Pré-Escolar I, da Escola Creche Municipal e Pré-Escolar Bibi. Os resultados indicaram que há um distanciamento das famílias em relação a escola e que ainda não há uma compreensão da escola como um direito social.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectinfância;pt_BR
dc.subjectescola;pt_BR
dc.subjectfamília.pt_BR
dc.subjectchildhood;pt_BR
dc.subjectschool;pt_BR
dc.subjectfamily.pt_BR
dc.titleUma escolinha pertinho de casa? A relação família e escola na educação infantil em São Bernardo - MApt_BR
dc.title.alternativeA little school close to home? The relationship between family and school in early childhood education in São Bernardo - MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
REGISLENEARAÚJOMEIRELES.pdfTrabalho de Conclusão de Curso898,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.