Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5180
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | MEIRELES, Regislene Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-10T11:32:32Z | - |
dc.date.available | 2022-06-10T11:32:32Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/5180 | - |
dc.description | ABSTRACT The present work consists of analyzing the relationship between family and school in the city of São Bernardo - MA. It discusses the meaning of school and the role of the family in the child's school life and how the child is constituted as a subject of rights in Brazil. It also brings up the debate on how early childhood education is constituted as a public policy. The methodological process is based on bibliographic research, field work and interviews with mothers/grandparents, teachers at Escola Creche Municipal and Pré-Escola Bibi. The results indicated that there is a detachment of families in relation to the school, there is still no understanding of the school as a social right. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO O presente trabalho consiste em analisar a relação família e escola na cidade de São Bernardo – MA. Problematiza sobre o significado da escola e o papel da família na vida escolar da criança e como a criança se constitui enquanto sujeito de direitos no Brasil. Também, traz o debate sobre como a educação infantil se constitui como uma política pública. O processo metodológico se constitui a partir de pesquisas bibliográficas, trabalho de campo e realização de entrevistas com as mães/avós e com a professora da turma do Pré-Escolar I, da Escola Creche Municipal e Pré-Escolar Bibi. Os resultados indicaram que há um distanciamento das famílias em relação a escola e que ainda não há uma compreensão da escola como um direito social. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | infância; | pt_BR |
dc.subject | escola; | pt_BR |
dc.subject | família. | pt_BR |
dc.subject | childhood; | pt_BR |
dc.subject | school; | pt_BR |
dc.subject | family. | pt_BR |
dc.title | Uma escolinha pertinho de casa? A relação família e escola na educação infantil em São Bernardo - MA | pt_BR |
dc.title.alternative | A little school close to home? The relationship between family and school in early childhood education in São Bernardo - MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo. |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
REGISLENEARAÚJOMEIRELES.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 898,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.