Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5181
Título: ENTRE POSSIBILIDADES E ENTRAVES: Práticas de ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira e a implementação das leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008.
Título(s) alternativo(s): BETWEEN POSSIBILITIES AND CONSTRAINTS: Teaching practices of African and Afro-Brazilian History and Culture and the implementation of laws No. 10,639/2003 and No. 11,645/2008.
Autor(es): SOUSA, Fausto Ricardo Silva
Palavras-chave: Negro;
Relações Étnico-Raciais;
Lei nº 10.639/2003;
Educação;
História e Cultura Africana e Afro-Brasileira
Negro;
Ethnic-Racial Relations;
Law nº 10.639/2003;
Education;
African and Afro Brazilian History and Culture
Data do documento: 17-Dez-2019
Editor: UFMA
Resumo: O presente trabalho monográfico tem como objetivo geral analisar como as práticas pedagógicas interferem na promoção das relações étnico-raciais a partir do ensino da histórica e cultura africana e afro-brasileira. Para tanto, e tecendo interpretações acerca das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 e das práticas educativas para a promoção das Relações Étnico Raciais, fez-se uso de autores como Cerezer e Ribeiro (in MÜLLER, COELHO e FERREIRA, 2015), Pereira (2011), Coelho e Soares (in MÜLLER, COELHO e FERREIRA, 2015), dentre vários outros, que abordam a temática aqui levantada de maneira elogiável, trazendo material relevante para o estudo. Estruturalmente o trabalho está dividido em três partes, mas antes delas faz-se um relato das experiências como professor que dão sentido para a escolha do tema. Na primeira parte tem-se um apanhado histórico-social dos movimentos negros no Brasil e que culminam na efetivação da Lei nº 10.639/2003, para assim poder explicar esta e a Lei nº 11.645/2008 como normatizações educacionais. Na segunda parte é feito um apanhado das barreiras para que tais Leis saiam do papel e vão de encontro com a realidade escolar, mas também das potencialidades que o trabalho com a História e Cultura Africana e Afro-Brasileira na perspectiva das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana possibilita à escola. Na terceira parte é feito um apanhado de algumas práticas educativas alusivas ao trabalho para a promoção das Relações Étnico-Raciais colocadas em práticas pelo autor do trabalho e uma análise de uma produção textual de um aluno de 3º ano do Ensino Fundamental numa atividade acerca do Dia da Consciência Negra. Desta forma, a partir da abordagem qualitativa, e fazendo uso da pesquisa bibliográfica e documental e da metodologia História de Vida, é possível ter algumas considerações acerca de como ainda tem-se uma distância entre o que as normas colocam para as práticas cotidianas escolares e o que se vê na realidade, em contrapartida, a promoção do protagonismo negro é possível na medida em que se quebra com a visão eurocêntrica sobre a sociedade brasileira e inclui-se os negros como atores ativos na produção da nossa identidade enquanto nação.
Descrição: The present monographic work aims to analyze how pedagogical practices interfere in the promotion of ethnic-racial relations based on the teaching of African and Afro-Brazilian history and culture. To this end, and making interpretations about Laws No. 10,639 / 2003 and 11,645 / 2008 and educational practices for the promotion of Ethnic-Racial Relations, authors such as Cerezer and Ribeiro (in MÜLLER, COELHO and FERREIRA, 2015), Pereira (2011), Coelho and Soares (in MÜLLER, COELHO and FERREIRA, 2015), among many others, who approach the theme raised here in a commendable manner, bringing relevant material to the study. Structurally the work is divided into three parts, but before them is made an account of experiences as a teacher that give meaning to the choice of the chosen theme. In the first part there is a historical-social overview of black movements in Brazil that culminate in the implementation of Law nº 10.639/2003, in order to explain this and Law nº 11.645/2008 as educational norms. In the second part is made an overview of the barriers for such Laws to leave the paper and meet the school reality, but also the potentialities that work with African and Afro-Brazilian History and Culture from the perspective of the National Curriculum Guidelines for Education of Ethnic-Racial Relations and the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture enables the school. In the third part is made an overview of some educational practices allusive to work for the promotion of Ethnic-Racial Relations put into practice by the author of the work and an analysis of a textual production of a 3rd grade elementary student in an activity about the Day of Black Consciousness. Thus, from the qualitative approach, and making use of bibliographic and documentary research and the Life History methodology, it is possible to have some considerations about how there is still a distance between what the norms put for everyday school practices and what you see in reality, In contrast, the promotion of black protagonism is possible as it breaks with the Eurocentric view of Brazilian society and includes blacks as active actors in the production of our identity as a nation.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5181
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Imperatriz

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